Em 25 de junho, os agentes de deportação das Operações de Importação e Remoção (ERO) dos EUA e da Imigração e Alfândega (ICE) prenderam um brasileiro indocumentado e com histórico criminal que tinha sido solto graças à Lei de Proteção ao Imigrante do Condado de Westchester (NY).

De acordo com o comunicado da agência, enquanto conduziam uma ação em Port Chester, Nova York, oficiais de deportação do ERO prenderam Cherlle Francisco das Neves, 36 anos, que entrou ilegalmente nos EUA em tempo e local indeterminados e tem acusação criminal pendente.

Em 13 de dezembro de 2019, o Departamento de Polícia de Port Chester prendeu e acusou o brasileiro de agressão em terceiro grau com a intenção de causar ferimentos físicos graves; atitudes prejudiciais a uma criança com menos de 17 anos de idade; e atos criminais com a intenção de danificar propriedades.

Em 17 de dezembro, os oficiais do ERO apresentaram um pedido de custódia ao Departamento de Correções do Condado de Westchester (WCDC). No entanto, a solicitação não foi respondida e o brasileiro foi liberado, sem que o ICE fosse notificado.

A agência de imigração criticou a libertação que foi feita sob a Lei de Proteção ao Imigrante do Condado de Westchester, aprovada em 2018 e que proíbe os departamentos policiais de auxiliar agências federais, como o ICE, na condução de investigações sobre imigrantes indocumentados.

“A Lei de Proteção ao Imigrante do Condado de Westchester permitiu a libertação de Das Neves, um criminoso violento, porque a lei do condado, aprovada em 2018, proíbe suas agências policiais de auxiliar agências federais, como a ICE, na condução de investigações sobre estrangeiros não documentados’, escreveu a agência.

Para Thomas R. Decker, diretor do escritório de campo da ERO Nova York, “o que os políticos locais devem entender é que não honrar os detidos pode criar desafios adicionais para o ICE prender e remover criminosos como Das Neves. Mais importante, porém, deixar de honrar os detentos torna nossas comunidades menos seguras, porque esses criminosos são libertados de volta às mesmas ruas para continuar a cometer crimes violentos contra o público. Felizmente, os oficiais da ERO de Nova York estão protegendo a comunidade e Das Neves permanecerá sob custódia do ICE até uma audiência perante um juiz de imigração. ”

O brasileiro também tem uma condenação em 2014 por conduta desordeira, informou o ICE. 

Os oficiais de deportação do ICE realizam ações de aplicação direcionadas todos os dias em locais em todo o país, como parte dos esforços contínuos da agência para proteger a nação, manter a segurança pública e proteger a integridade de nossas leis de imigração e controles de fronteira.

A área de responsabilidade do ERO em New York inclui a cidade de New York e os seguintes condados: Dutchess, Nassau, Orange, Putnam, Rockland, Suffolk, Sullivan, Ulster e Westchester.

Related Images:

[See image gallery at gazetanews.com]

O post ICE prende brasileiro com histórico criminal liberado pela Lei de Proteção aos Imigrantes em NY apareceu primeiro em Gazeta News: O maior Jornal Brasileiro da Florida, nos EUA.

Fonte: Gazeta News