O U.S. Immigration and Custom Enforcement (ICE) prendeu 118 imigrantes indocumentados entre os dias 14 e 18 de janeiro em New York e região. Em comunicado, o ICE informou que todo os 118 presos violaram as regras imigratórias do País.

Do total de presos, 107 tinham condenações por crimes, passagem pela polícia ou tinham ordem final de deportação. Entre os crimes estão violência sexual, tráfico de drogas, porte de armas, entre outros crimes.

“O sucesso desta operação é um resultado direto do compromisso total dos agentes dedicados do ICE”, disse Thomas R. Decker, diretor de escritório de campo em New York. “Apesar dos obstáculos significativos que o ICE enfrenta devido às políticas perigosas criadas pelas jurisdições locais, o que dificulta a cooperação entre o ICE e a polícia local, o ICE continuará a dedicar todos os esforços de nossa agência à proteção dos cidadãos e à aplicação da lei federal de imigração”.

Thomas se refere às políticas de cidade ‘santuário’ aplicadas na região de New York, que protegem indivíduos indocumentados. Trinta e cinco pessoas presas durante esta operação foram previamente libertadas pela polícia local.

O ICE prendeu imigrantes dos seguintes países: Colômbia, República Dominicana, Equador, El Salvador, Estônia, Guatemala, Honduras, Israel, Itália, Jamaica, México, Panamá, Peru, Polônia, Portugal, Rússia, Senegal, Espanha, Trinidade e Venezuela.

Fonte: AcheiUSA