Faxina FinanceiraQuem não gosta de uma boa faxina??? Tirar tudo do lugar, levantar tapetes, tirar o pó dos móveis; deixar a casa limpinha e fresquinha… pois hoje vamos fazer uma faxina diferente: faxina financeira.

Vou colocar aqui os passos que indiquei a um cliente recentemente para ficar mais fácil de explicar.

Passo 1: Faça uma lista de todas as suas despesas.
Coloque TUDO o que você gasta; das coisas mais importantes como o aluguel, mortgage, comida e transporte até aquela unha linda que você faz a cada quinze dias.
Esta faxina só vai funcionar se você for super honesto consigo mesmo.

Lista do meu cliente:
Mortgage $1500
HOA – $240
Taxas – $115
Carro – $425
Seguro – $375
Comcast – $215
Celular – $375
Mercado – $1000
Unhas – $160
Cabelo – $100
Roupas – $50
Restaurante – $ 450
Academia – $40
Yoga – $110
Igreja – $200
Esta mesma cliente não tinha nada guardado para uma emergência ou para a aposentadoria.
Quando fizemos a faxina, falamos de item por item. Existem contas que são mais difíceis de enxugar ou já estão enxugadas; no caso da cliente em questão, as contas que a gente não pode mexer foram:
Mortgage
HOA
Impostos
Igreja
Sobraram as que de uma maneira ou outra a gente conseguiu tirar pelo menos a poeira. Vamos ver como?
Carro de $425 que não é de luxo está muito caro! Mandei minha cliente conversar com o Raphael da Top Tier group e depois de um bom refinanciamento ela saiu com um carro mais novo, com juros menores e uma prestação de $275

Com o seguro, mandei a cliente conversar com a Paula da Universal Insurance que fez uma nova cotação e a cliente vai passar a pagar somente $ 230
Na Comcast o mérito foi todo da cliente que ficou meia hora com eles no telefone, cortou um monte de canais inúteis e abaixou a mensalidade para $ 80 por mês!!!

Com o celular foi mais fácil, esta cliente pagava preço de AT&T há vários anos, quando expliquei que as torres são as mesmas e que ela teria bom serviço com outra qualquer, ela mudou pra T-MOBILE e hoje paga $ 160
Enxugar o mercado foi fácil; esta conta alimenta 4 pessoas, mas cada um vai ao mercado uma hora, não conversam entre si e acabam comprando dobrado… mercado agora acontece aos domingos dentro de um orçamento de $200 por semana que quando aplicados no ALDI rendem um carrinho super cheio…

Ainda que as unhas pudessem ser enxugadas eu não consegui convencer minha cliente, nem em relação ao cabelo. Mas aí são as prioridades de cada um e a gente tem que respeitar.
Com o restaurante a gente colocou no orçamento $100 por semana, assim ela continua saindo, mas enxugou e controlou um pouco.

Academia e Yoga ela entendeu que é muita coisa pra quem ainda não tem um dinheirinho guardado pra emergência… ficou com a academia e cortou a Yoga até as coisas desafogarem um pouco.
E qual o resultado desta faxina?

Encontramos no orçamento $1005!!!! E o que aconteceu?
Estabelecemos um plano de emergência onde ela coloca $500 por mês; ao final do ano de 2019 ela vai ter mais de $6000 neste fundo de emergência e criamos uma aposentadoria que vai dar a ela em torno de $ 3300 ao mês a partir dos 65 anos por toda a vida dela!!!

Assim criamos um orçamento mais limpo, direcionando o dinheiro pra onde ela tinha mais necessidade neste momento.
Esta faxina é simples de se fazer é você pode direcionar o que você enxugar pra qualquer área de sua vida. Pode pagar dívidas, quitar cartões de crédito ou assegurar o futuro financeiro como fez a minha cliente.
Um excelente Natal para todos!

O post Hora de fazer uma “Faxina Financeira” apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News