Um homem conseguiu pescar um tubarão-tigre de cerca de três metros em Jacksonville Beach na última segunda-feira, 3. Embora seja legal, a pesca de tubarões sofrerá alterações a partir de 1° de julho no estado.

Sean Whelehan foi cercado por banhistas e banhistas na tarde de segunda-feira quando ele pegou o tubarão, que media cerca de 3 metros de comprimento. Eles levaram cevou cerca de uma hora para enrolar o animal e levá-lo até a areia.

As brânquias do tubarão não estavam submersas quando foram puxadas para a costa. Embora isso seja legal, não será a partir de 1º de julho quando os pescadores terão que manter algumas espécies, como o tubarão-martelo, na água.

O Dr. Bryan Franks, professor de ciências marinhas da Universidade de Jacksonville, disse que as pessoas são fascinadas por tubarões, mas a pesca deles pode ser perigosa, até mesmo mortal, para o tubarão.

“Se você traz esses animais para fora da água, você permite que a pele deles fique seca, o que pode definitivamente impactar o animal (e) elevar o estresse”, disse Franks. “Você solta e ele parece nadar, mas na verdade procura água e pode não se recuperar e talvez morra logo depois”.

O pescador postou um vídeo da captura no Facebook, que mostra o quanto de luta foi para ele enrolar no tubarão. “Depois de uma hora de luta, é isso que conseguimos”, escreveu ele.

Mudanças na lei de pesca de tubarões

A nova lei da Flórida também proíbe a prática do ‘chumming’ – que é jogar iscas na água, ao longo da praia. Isso é algo que os pescadores rotineiramente fazem para atrair os tubarões para mais perto da costa e facilitar a pesca.

Além disso, existem novas regras sobre que tipo de equipamento pode ser usado. Por exemplo, os pescadores precisarão usar certos tipos de ganchos de aço não-inoxidável e ganchos de círculo- estes são todos para melhor proteger o animal se a linha precisar ser cortada e o gancho precisa permanecer no animal.

A nova lei também exige que os pescadores de tubarões solicitem e obtenham uma licença especial sem nenhum custo. Como parte disso, eles também devem assistir a um vídeo educacional informando-os sobre a pesca de tubarão. Com informações do News4Jax.

Veja o vídeo postado por Sean Joseph do momento em que pegam o tubarão:

O post Homem pesca tubarão-tigre de 3 metros em praia de Jacksonville (FL) apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News