Um projeto de lei no Havaí pretende tornar o estado ainda mais restritivo quanto à venda de cigarros. O projeto apresentado na câmara do Havaí pede uma proibição progressiva das vendas de cigarros no estado até 2024. A ideia é proibir a venda a menores de 100 anos até 2024.

O Havaí já tem algumas das leis de cigarro mais restritivas do país. Em 2016, tornou-se o primeiro estado a elevar a idade para comprar cigarros para 21. A nova lei prevê aumentar a idade de compra de cigarros para 30 no próximo ano. A cada ano subsequente a lei pretende proibir a venda a menores de 40, 50, 60, chegando a 100 em 2024.

Isso efetivamente limparia as prateleiras de cigarros do Havaí, embora os turistas ainda pudessem trazê-los.

E, curiosamente, o Havaí ofereceria aos seus centenários a chance de comprar cigarros perto do fim de suas vidas – se pudessem encontrá-los.

“Basicamente, nós essencialmente temos um grupo que é fortemente viciado – na minha opinião, escravizado por uma indústria ridiculamente ruim – que os escravizou projetando um cigarro que é altamente viciante, sabendo que é altamente letal. E é”, disse o republicano Richard Creagan, patrocinador do projeto de lei.

Os limites de idade não se aplicam a cigarros eletrônicos, charutos ou tabaco de mascar.

A lei federal exige que os estados fixem a idade mínima de compra de tabaco aos 18 anos. O governo aplica a medida retendo verbas do FEMA de estados que não cumprem. Atualmente, a maioria dos estados permite que os jovens de 18 anos comprem cigarros. Somente quatro estados elevaram a idade mínima para 19 anos.

Atualmente, o Havaí recolhe US$100 milhões por ano em impostos sobre a venda de cigarros, de acordo com o projeto. Uma das razões para o lançamento progressivo é dar tempo ao estado para se ajustar à receita fiscal perdida com a diminuição das vendas do cigarro.

De acordo com um relatório de 2015 da Academia Nacional de Ciências, aumentar a idade para comprar tabaco para 21 teria um “impacto considerável” na idade da primeira tragada. O relatório também sugeriu assim que “se alguém não é um usuário regular de tabaco aos 25 anos, é altamente improvável que ele ou ela se torne um”. Com informações da CNN.

Relacionada:

Cresce 900% o uso de cigarros eletrônicos por estudantes do ensino médio nos EUA

O post Havaí considera proibir a venda de cigarros a menores de 100 anos apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News