Cerca de 12 mil imigrantes, em sua maioria haitianos, estão acampados embaixo de uma ponte perto da fronteira em Del Rio, Texas. O governo fechou a fronteira no local e está deportando esses imigrantes de volta para o Haiti em voos fretados pelo Departamento de Homeland Security (DHS).

No último domingo (19), 320 haitianos chegaram a Porto Príncipe, no Haiti. Outros voos serão mandados ao longo da semana.

A atitude do governo gerou protestos nesta segunda-feira (20). Ativistas alegam que os haitianos estão sendo mandados de volta para um país em crise, cujo presidente foi assassinado e um terremoto recente matou mais de 2 mil pessoas.

“No Haiti não tem segurança. O nosso país está em crise e não temos condições de viver lá”, disse Fabricio Jean, de 38 anos, que chegou à fronteira do Texas com sua esposa e duas filhas.

De acordo com informações da Reuters, quando a fronteira foi fechada no domingo, milhares de haitianos atravessaram o rio e tentaram outras formas de chegar ao outro lado.

Esses haitianos acampados estariam morando em países da América Central ou vindo diretamente do Haiti motivados pela promessa de conseguirem se legalizar nos EUA, por meio do Temporary Protection Status (TPS). O secretário de Homeland Security (DHS), Alejando Mayorkas, disse que, no entanto, haitianos que chegarem agora não serão beneficiados.

Fonte: AcheiUSA