José Roberto Marques coach Crédito: Everton Rosa

José Roberto Marques coach Crédito: Everton Rosa

Tive o prazer de encontrar com José Roberto Marques na calçada do MIT em Boston e pedi uma entrevista com ele. Para quem não o conhece: na segunda década das redes sociais, onde muitos querem posar como gurus, ou autoridades em algum assunto, José Roberto Marques é uma das maiores referências daqueles que realmente podem se intitular coaches de verdade. Ele tem conteúdo de altíssima qualidade, uma base grande de seguidores, estratégias e sistema de processos de primeira linha.

José Roberto Marques, Master Coach Senior e Trainer, atua no mercado de desenvolvimento humano há 30 anos, sendo um dos pioneiros do Coaching no Brasil. É Fundador e presidente do Instituto Brasileiro de Coaching, IBC.

O que você faz?

Eu não chamo de trabalho, pois não é algo doloroso para mim, é a minha missão de vida. Como CEO do IBC eu gerencio a empresa, mas não deixo de seguir o meu chamado com o Coaching. Então eu criei metodologia Self Coaching, método que ajuda empresas e pessoas a conquistarem resultados extraordinários em um curto espaço de tempo.

Escrevo livros, já publiquei mais de 50 livros pela Editora IBC, entre eles tenho obras que se transformaram em grandes referências para o estudo do coaching no Brasil, como o “Os 7 Níveis da Teoria do Processo Evolutivo”, e o livro “Leader Coach. O Desperte seu Poder se tornou em um grande best seller, tendo ocupado a primeira posição na lista de livros mais vendidos do jornal Folha de S. Paulo.

 Este livro gerou a imersão “Desperte Seu Poder”, um evento de 3 dias de transformação pessoal e inteligência emocional que já teve mais de 5.000 participantes em uma única edição.

Qual lacuna seu trabalho preenche?

A minha missão é impactar vidas, fazer com que cada pessoa possa se conectar verdadeiramente com a sua história, honrando e respeitando para que assim alcance resultados extraordinários.

Essa jornada é realizada através da metodologia poderosa do Coaching, que é um conjunto de competências e habilidades que podem ser aprendidas e desenvolvidas por absolutamente qualquer pessoa para alcançar um objetivo na vida pessoal ou profissional, até 20 vezes mais rápido, comprovadamente.

Com este objetivo em pouco mais de dez anos, o Instituto Brasileiro de Coaching formou mais de vinte mil profissionais do Brasil, e de mais 20 nacionalidades, tornando-se referência em Coaching e Treinamento e Desenvolvimento, não apenas em nosso país, mas no mundo.

Sua opinião sobre as redes sociais hoje com marketing pessoal

José Roberto Marques coach Crédito: Everton Rosa

José Roberto Marques coach Crédito: Everton Rosa

A internet vem crescendo cada vez mais e acredito que junto com a tecnologia o marketing pessoal para as redes sociais virou uma obrigação, deixando de ser apenas mais uma opção. Cada vez mais pessoas se conectam através da internet, compartilhando conhecimentos, estabelecendo reputação e digitalizado grande parte de suas vidas. As pessoas buscam referências através das redes sociais, especialmente quando buscam sobre alguma empresa.

Qualquer tipo de ação dentro do marketing pessoal em redes sociais possui um claro objetivo de divulgar quem é o profissional, apresentando uma prévia sobre quem é a pessoa, quais são suas habilidades, quais são suas aspirações profissionais e o que o profissional está fazendo para alcançá-las.

Qual é a sua mensagem e dicas para pessoas que poderiam se beneficiar do seu trabalho?

Eu acredito verdadeiramente que o coaching é o método mais eficaz de desenvolvimento humano, ao entrar nesse universo, você é capaz de sentir o poder da transformação positiva diariamente tanto no âmbito pessoal como no profissional. As sessões ou formações têm como finalidade criar uma ferramenta de autorreflexão, autoconhecimento e autodesenvolvimento.

 Funciona por meio de perguntas que levam a pessoa à reflexão, potencializando seus pontos fortes e trabalhando seus pontos de melhoria, visando à eliminação de crenças limitantes. As técnicas e ferramentas levam ainda a mudanças duradouras e ao estabelecimento de novos comportamentos.

Então se eu posso dar uma dica é que procurem o autoconhecimento, isso nos permite mergulhar no inconsciente para investigar os nossos pontos fortes e aqueles que precisam de melhoria. Essa viagem também contribui para identificarmos aquilo que nos motiva verdadeiramente, de modo a definirmos com mais assertividade aonde queremos chegar.

O Coaching tem diversos benefícios, entre eles:

  • Definição de metas e objetivos mais claros;
  • Desenvolvimento de planos de ação efetivos;
  • Tomada de decisões mais rápidas e assertivas;
  • Planejamento estratégico;
  • Gestão de tempo e de atividades;
  • Produtividade;
  • Foco;
  • Autoconfiança;
  • Melhoria na comunicação;
  • Flexibilidade;
  • Inteligência e controle emocional;

No IBC, temos a formação internacional em Coaching, Professional & Self Coaching, PSC. Com a formação o aluno é munido de técnicas e ferramentas, tendo um diferencial competitivo de mercado, pois desenvolverá habilidades e aprimorará competências para alcançar seus resultados em um curto espaço de tempo. Além disso, estará apto a aplicar seus conhecimentos em Coaching em pessoas, equipes e organizações, tanto no âmbito profissional como no pessoal.

O que espera do seu trabalho nos próximo 5 anos?

Impactar mais vidas, levando-as a atingirem o extraordinário. Eu já tenho conquistado os meus sonhos o último foi palestrar na em Harvard, foi maravilhoso. Eu tenho vivido a minha missão de forma poderosa e acredito verdadeiramente que em breve estarei em um estádio com uma multidão de pessoas. Uau, será lindo!

Estaremos lá! Obrigado José Roberto Marques!

O post Gurus também precisam de um guru – Entrevista com José Roberto Marques apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News