Um grupo de economistas fez um apelo a congressistas do Partido Democrata para que incluam um caminho para a legalização de imigrantes indocumentados nos $3.5 milhões do orçamento.

Os cerca de profissionais da área – incluindo o consultor financeiro do ex-presidente Barack Obama, Jason Furman – argumentam que dar um caminho para a legalização de milhões de imigrantes, injetaria muito dinheiro na economia. Eles citam estudos que mostram que os salários aumentariam, bem como a produtividade, empregos e tiraria muitas famílias da situação de pobreza.

Os economistas enviaram uma carta aos congressistas e tiveram o respaldo de alguns deputados, que defendem que uma reforma imigratória deveria ser incluída na versão final do orçamento. “Um caminho para a cidadania de imigrantes é um componente chave para milhões de pessoas que sonham em se legalizar. Essa legalização seria muito benéfica para a economia em todo o País, com um grande impacto na arrecadação de impostos”, diz a carta.

O orçamento de $3.5 trilhões, que inclui o pacote de infraestrutura de Biden, englobaria tantos imigrantes que buscam se legalizar. Entre eles, os portadores do DACA – Deferred Action for Childhood Arrivals -, de Temporary Protection Status (TPS) e os trabalhadores essenciais.

Especialistas afirmam que essa seria a “última esperança” para que a reforma imigratória seja aprovada pelo Congresso, já que a reforma seria aprovada apenas com a maioria simples do Senado, que tem a maioria Democrata. (Com informações da CNN)

Fonte: AcheiUSA