Além dos brasileiros que moram no Texas e apoiam o presidente Jair Bolsonaro, há também aqueles que são contrários ao governante. Um grupo se reuniu em protesto à visita e ao recebimento da homenagem como “Personalidade do Ano”, concedida pela Câmara de Comércio Brasil-EUA e que será entregue na tarde desta quinta-feira, 16, em Dallas.

Os manifestantes se concentram diante do prédio onde será o evento. Cerca de 30 pessoas, representantes de entidades civis e moradores, pediram que o almoço durante o qual o presidente da República receberá a honraria seja cancelado.

Um grupo no Facebook intitulado “NO to Bolsonaro in DFW”, que tem quase 600 pessoas interessadas e 180 confirmadas, prepara para a tarde desta quinta-feira um protesto.

“Nós, o povo do Texas, em apoio aos oprimidos e marginalizados no Brasil, pedimos aos defensores dos direitos humanos que protestem contra o evento do líder autoritário Jair Bolsonaro para receber o prêmio de “Personalidade do Ano” em Dallas em 16 de maio de 2019. Encorajamos todos a usar vermelho em solidariedade! Junte-se a nós em nosso dia oficial de ação, onde enfrentaremos o Presidente Bolsonaro de frente, no campus Old Parkland, onde ele receberá seu prêmio ao meio-dia!”, descreve a página organizada também por um americano.

Desde a chegada do presidente, munidos de cartazes com os dizeres “Ele não”, “Quem matou Marielle”, “Fascistas não passarão”, e outros, eles permanecem em locais estratégicos por onde passa a comitiva do presidente.

O encontro com o prefeito de Dallas, Mike Rawlings, no entanto, não aconteceu. Havia a previsão de Bolsonaro se encontrar com o líder local, mas, apesar de não ter sido contra, como o prefeito de Nova York, Bill de Blasio, Rawkings preferiu não receber o presidente.

Encontro com Bush

Conforme previsto, ainda na quarta Bolsonaro se encontrou com o ex-presidente George W. Bush. “Ele concordou em se encontrar com o presidente Bolsonaro em seu escritório quando soube de sua visita à cidade – uma cortesia que ele regularmente estende aos dignitários estrangeiros quando estão nesta região”, explicou o assessor de Bush, Freddy Ford.

Homenagem

Nesta quinta-feira, 16, Bolsonaro deve se reunir com empresários e o almoço em sua homenagem oferecido pelo World Affairs Council será relizado entre 11h e 14h (horário local) , em Old Parkland (3819 Maple Ave.).
Os eventos não terão cobertura de imprensa e a EBC fará transmissão ao vivo da fala do Presidente no local.

O post Grupo de brasileiros se mobiliza contra a homenagem a Bolsonaro no Texas (EUA) apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News