Agentes da patrulha de fronteira prenderam 247 imigrantes indocumentados na quarta-feira (16), muitos em estado precário de saúde, na fronteira dos EUA como Novo México. Segundo agentes, eles vieram da América Central se entregaram às autoridades depois de atravessar.

A entrada do grupo, sem fiscalização e sem ninguém ser preso até se entregar, mostrou a fragilidade da segurança na região fronteiriça. “É como um pequeno grupo secreto de pessoas que busca asilo, semelhantes a ninjas, manobrando em terreno difícil e miraculosamente chegando ao país. Esta foi uma grande massa de pessoas, incluindo muitas crianças desacompanhadas, que chegaram ao Novo México sem serem detectadas. Eles queriam ser pegos”, disse um agente.

Aqueles que não querem ser pegos não serão pegos, segundo as autoridades que afirmam que a ausência de um muro na fronteira torna o país vulnerável. “Se um grupo de 250 migrantes conseguiu atravessar sem ser notado, quantos bandidos estão vindo da mesma maneira?”, indagou.

Segundo o Border Patrol, pelo menos 24 grupos de imigrantes foram presos na região desde o início do ano fiscal em outubro de 2018.

“Contrabandistas inescrupulosos e organizados estão explorando a área e a proximidade com a fronteira para movimentar grandes grupos de pessoas. Esses grupos de pessoas são informados sobre onde atravessar e se entregar”, disse o CBP.

Fonte: AcheiUSA