O Citizenship and Immigration Services (USCIS) anunciou em um comunicado na terça-feira que alterou o documento que valida o green card expirado.  A agência detalhou que substituirá o selo que emite para residentes permanentes legais estendendo a validade de seu Formulário I- 551 ou Cartão de Residente Permanente.

O aviso do Formulário I-797 revisado servirá como o aviso de recebimento do Formulário I-90. Quando preenchido com o green card, o aviso revisado do Formulário I-797 estenderá a validade do documento por 12 meses a partir da data limite do green card e servirá como prova temporária do status do titular.

“Essa mudança garante que os residentes com um cartão vencido recentemente terão documentação de identidade, autorização de trabalho e autorização para retornar aos Estados Unidos após uma viagem temporária ao exterior”, disse a agência.

Os requerentes do Formulário I-90 que não receberam um aviso com uma data para biometria e estão de posse de seu green card não precisarão mais comparecer a um centro para requerer provas temporárias de seu status.

Os solicitantes que tenham um agendamento para biometria não receberão um aviso de revisão e receberão uma etiqueta de extensão quando comparecerem ao agendamento.

A partir de janeiro, os solicitantes que preencherem o Formulário I-90 para substituir um Green Card expirado receberão o aviso pelo correio aproximadamente 7 a 10 dias após o USCIS aceitar sua inscrição. Este aviso será impresso em papel seguro e servirá como prova de identidade e autorização de trabalho quando apresentado com um green card expirado.

O USCIS aconselha os titulares de um cartão válido por 10 anos a renovar o documento pelo menos 6 meses antes de expirar.

Se o cartão for válido por apenas 2 anos, então o titular do cartão é um residente condicional e precisará entrar com uma petição para renovar as condições de residência pelo menos 90 dias antes do cartão expirar. Se a petição for aprovada, você receberá um novo cartão de residente permanente válido por 10 anos.

Parte do problema de ter um green card expirado é quando o titular começa um novo emprego, já que o empregador deve enviar um Formulário I-9 para cada novo funcionário.

Visite https://www.uscis.gov/green-card/after-we-grant-your-green-card/replace-your-green-card para obter mais informações.

Você pode ligar para 1-800-375-5283 para obter ajuda de um representante. As operadoras oferecem ajuda em espanhol, além de outros idiomas.

Fonte: Brazilian Press