O governo do presidente Donald Trump processou a Califórnia, New Jersey e uma cidade no estado de Washington na segunda-feira, em um novo capítulo de sua briga com as autoridades locais por medidas que protegem migrantes indocumentados, a chamadas políticas de “santuário”.

O Departamento de Justiça (DOJ) processou o estado da Califórnia, seu governador, Gavin Newson, e seu procurador-geral, Xavier Becerra, por uma lei que busca eliminar gradualmente o uso de prisões particulares com fins lucrativos, incluindo centros de detenção de migrantes

De acordo com uma declaração do Departamento de Justiça, por causa dessa legislação, os prisioneiros que permanecem em centros particulares na Califórnia terão que ser transferidos “a um alto custo”, o que poderia isolá-los de suas famílias e causar superlotação nos estados vizinhos.

Para o governo Trump, essa lei que Newson assinou em outubro passado é “ilegal”.

Os regulamentos, conhecidos como AB 32, impedem o Departamento de Correções e Reabilitação da Califórnia (CDCR) de celebrar ou renovar um contrato com uma empresa penitenciária privada após 1º de janeiro de 2020 e impede que o estado mantenha os presos nas prisões com finalidades de lucro a partir de 2028.

A lei também proíbe o Serviço de Imigração e Alfândega (ICE) de contratar, modificar ou estender um contrato atual com uma prisão privada.

1:57ICE prende mexicano que esteve em santuário por meses

O governo Trump também processou o estado de Nova Jersey, seu governador, Philip Murphy, e seu procurador-geral, Gurbir Grewal, buscando bloquear uma regra que proíbe as autoridades estatais de compartilhar informações relacionadas ao status e imigração com a ICE. datas de liberação de pessoas sob sua custódia.

A legislação mencionada também prevê a notificação “prontamente de uma pessoa detida, por escrito e em um idioma que ele possa entender”, se a ICE solicitar sua detenção.

De acordo com a denúncia apresentada neste dia, as autoridades de Nova Jersey não forneceram informações sobre a data de liberação de estrangeiros que foram acusados ​​ou detidos por crimes durante o ano passado, explicou o DOJ na nota, que também se qualifica como ” ilegal “esse regulamento de Nova Jersey.

3:04

Imigrantes hondurenhos partem em nova caravana para os EUA

O governo também iniciou uma ação judicial contra o condado de King, no estado de Washington, e o chefe do executivo local, Dow Constantine, por uma ordem que proibia os empreiteiros da ICE de usar o aeroporto daquela cidade como um terminal de saída. voos com deportados ou para transportar migrantes detidos dentro do país.

A decisão, que não inclui aviões do governo federal, “criou dificuldades operacionais e custos adicionais para o ICE”, argumentou o Departamento de Justiça.

Os comunicados de imprensa eram conhecidos na segunda-feira que um juiz federal do estado de Maryland proibiu migrantes indocumentados daquela área casados ​​com cidadãos dos EUA de serem presos ou deportados enquanto processavam seu status legal sob esse sindicato.

Fonte: Brazilian Press