O navio de cruzeiro Holland America que lida com a morte de quatro pessoas e que tem 189 doentes a bordo não deve vir ao sul da Flórida para “despejar” todos os passageiros doentes, disse o governador da Flórida, Ron DeSantis, nesta segunda-feira, 30.

“Não podemos dar ao luxo de ter pessoas que nem sequer são da Flórida jogadas no sul do estado gastando esses recursos valiosos”, disse DeSantis, acrescentando que está em contato com a Casa Branca sobre o destino do Zaandam, bem como um navio companheiro, o Rotterdam, para onde alguns passageiros foram transportados.

“Vemos isso como um grande problema e não queremos ver pessoas despejadas no sul da Flórida no momento”, salientou o governador.

Os navios atravessaram o Canal do Panamá e podem chegar ao sul da Flórida no final da quarta-feira ou no início da quinta-feira, de acordo com Ellen Kennedy, porta-voz de Port Everglades. Ou seja, “se o navio tiver permissão para atracar”, disse ela.

Navio à deriva

O Zaandam estava em uma viagem sul-americana que saiu em 7 de março e teve sua primeira entrada negada no Chile. Desde então, quatro pessoas morreram, duas acabaram sendo positivas para o novo coronavírus, e o número de passageiros e tripulantes com sintomas semelhantes aos da gripe aumentou para 138 na semana passada.

Desde então, o número aumentou: o Zaandam agora tem 73 passageiros e 116 membros da tripulação que relataram ter sintomas semelhantes à influenza.

O que pensa a população do sul da Flórida?

LeAnn Morris Pliske, de Fort Lauderdale, disse que, quando ouviu pela primeira vez sobre o navio com destino a Fort Lauderdale, pensou “oh, isso é terrível – não queremos isso aqui”. Então ela soube que a tia e o tio estavam a bordo.

São pessoas inocentes vivendo um pesadelo. Eles estão presos 24 horas em suas cabines. Você já esteve trancado em um quarto por mais de uma semana? ela disse. “Parece prisão para mim. E ela tem que ficar lá, 24 horas por dia, até que algum país deixe o navio atracar. ”

Valerie Myntti e o marido permaneceram trancados em seus quartos no domingo, incapazes de deixar o Zandaam porque o marido informou que estava com tosse.

“Este é um desastre humanitário e precisamos de atenção imediata”, disse Mynitti, morador de Minnesota e dono de uma casa em Boca Raton. “Quem somos nós [América] em tempos de uma crise incrível, se não alcançarmos uma incrível generosidade?

As equipes de garçons são das Filipinas, Tailândia e Indonésia, muitas das quais estão doentes e precisam de ajuda médica, disse ela. “Foi uma grande aventura que se tornou profundamente trágica”, completou.

Na segunda-feira, ela disse que o capitão ainda estava sendo vago quanto ao destino: “Ele toma cuidado para não nos contar um plano até que seja feito um acordo. Ele diz que nosso destino final ainda está sendo negociado. ” O capitão também compartilhou que os dois navios receberam passagem “acelerada” pelo Canal do Panamá – o que adiantou horas da viagem.

Opinião dos políticos da FL

Vários funcionários eleitos em Broward ficaram alarmados com a ideia de atracar o navio em Port Everglades.

O comissário do Condado de Broward, Mark Bogen, disse que uma possibilidade seria deixar os passageiros em Port Everglades e levá-los de ônibus até a Base Aérea de Homestead, no Condado de Miami-Dade, para ficar em quarentena.

“Protegemos os residentes do condado de Broward e deixamos essas pessoas fora do navio”, disse ele sobre sua ideia. “Os federais investem os recursos … Isso protege os moradores de Broward, não pressiona nossos recursos e permite que as pessoas entrem”.

Sua ideia não teve força e aComissão do Condado de Broward discutirá o destino dos navios na reunião da comissão de terça-feira, que será transmitida ao vivo.

O prefeito de Fort Lauderdale, Dean Trantalis, falou contra o navio que chegava a uma comunidade que já vivencia uma disseminação cada vez maior do coronavírus. “Existem bases da Marinha na costa leste, onde este navio pode atracar e ser tratado em um ambiente muito mais controlado”, disse Trantalis. “O problema aqui é que Port Everglades fica no meio de uma vasta área urbana. Existem bairros ao norte, sul e oeste do porto. ”

Se o navio atracar no sul da Flórida, os estrangeiros devem ser avaliados e colocados em aviões destinados ao seu país o mais rápido possível”, disse Trantalis.

Na semana passada, a Holland America confirmou que quatro no navio morreram, mas não disse se algum dos quatro morreu de coronavírus. Entre os quatro que morreram, havia um americano, identificado por sua sobrinha como Jeffrey Hagander, morador do estado de Washington. Ela disse que ele morreu de um ataque cardíaco ou aneurisma, e não de coronavírus. Fonte: Sunsentinel.com

O post Governador se opõe a deixar navio com 189 doentes atracar no sul da Flórida apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News