Foto3 Ron DeSantis Governador quer acabar com cidades santuário na FL
“Nós realmente precisamos aprovar uma legislação na Flórida que combata as jurisdições santuário e cidades santuário”, disse Ron DeSantis

Ron DeSantis é republicano e apoiador declarado do Presidente Donald Trump

Na terça-feira (26), o governador da Flórida, Ron DeSantis, encorajou os órgãos de segurança municipais e do condado a aumentarem a colaboração com as autoridades migratórias. Além disso, ele pediu a legislatura para apoiar um projeto de lei que acabaria com as cidades santuário no estado. O temo “santuário” é utilizado quando determinada cidade, condado ou estado limita a colaboração com os agentes do Departamento de Imigração (ICE).

Durante uma coletiva de imprensa com o escritório do xerife do Condado de Hernando e legisladores locais, DeSantis também pediu ao Departamento de Correções da Flórida para rever a participação do estado num programa federal que permite policiais treinados a questionarem o status migratório de indivíduos detidos. O programa, conhecido como Acordo 287(g), permite que policiais locais detenham e investiguem pessoas suspeitas de terem burlado as leis migratórias em nome do ICE. Cinco condados na Flórida: Hernando, Clay, Collier, Pasco e Jacksonville assinaram contrato com o programa.

“O que eles (condados) estão fazendo é algo bastante sensível. Eles não estão transformando os escritórios dos xerifes numa agência de imigração”, alegou DeSantis. “Entretanto, quando você tem alguém que está sob a custódia deles, enfrentará a justiça e não estão aqui legalmernte, faz sentido ser capaz de atuar com as autoridades federais”.

DeSantis é republicano e apoiador declarado do Presidente Donald Trump que enfatizou uma posição linha-dura com relação ao cumprimento das leis migratórias durante a campanha dele para governador. Ele declarou apoio à uma proposta que proíbe cidades e condados de limitar a cooperação com o ICE.

Atualmente, nenhuma penitenciária nos condados limita a colaboração com o ICE, ou seja, acatam petições emitidas pelas autoridades migratórias. Essas petições pedem que detentos fiquem presos por mais tempo para que sejam transferidos para a custódia do ICE.

“Nós realmente precisamos aprovar uma legislação na Flórida que combata as jurisdições santuário e cidades santuário. Você não deveria ser permitido burlar as leis federais”, disse ele.

O Governador também participou de uma conferência de imprensa que contaram com a presença de duas famílias as quais alegaram que seus entes queridos foram mortos por imigrantes indocumentados em Kissimmee e Jacksonville.

Fonte: Brazilian Voice