O governador do Texas, Greg Abbott, do Partido Republicano, contrariou os pedidos das autoridades de saúde e suspendeu, nesta terça-feira (2), a obrigatoriedade do uso da máscara no Estado. Abbott também autorizou a reabertura de 100% do comércio.

“Por quase meio ano, a maioria das empresas funcionou a 75% ou 50% e, durante esse tempo, muitos texanos foram excluídos das oportunidades de emprego”, disse Abbott.

O governador completou: “Muitos proprietários de pequenas empresas estão sofrendo para pagar suas contas”, afirmou Abbott em um discurso na Câmara de Comércio de Lubbock. “Isso deve acabar. Agora é hora de abrir o Texas 100%”, afirmou em meio a aplausos do público.

Abbott disse que estava suspendendo as restrições por causa da chegada das vacinas contra a covid-19, além de melhores testes e tratamentos. “O Texas agora tem as ferramentas para proteger os texanos do vírus”, disse ele.

Abbott impôs a obrigatoriedade do uso de máscara no segundo estado mais populoso dos Estados Unidos há oito meses. Ele disse que uma ordem executiva rescindindo medidas e restrições anteriores pela covid-19 vai entrar em vigor na quarta-feira.

Abbott suspendeu as restrições apesar do alerta, na segunda-feira, de Rochelle Walensky, diretora dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças.

“Agora não é hora de relaxar as salvaguardas que sabemos que podem impedir a disseminação da covid-19”, disse a diretora do CDC, Rochelle Walensky. “Continue usando sua máscara bem ajustada e tomando as outras ações de prevenção de saúde pública que sabemos que funcionam.” (Com informações da CNN)

The post Governador do Texas suspende uso obrigatório de máscaras e libera reabertura total do comércio first appeared on AcheiUSA. Fonte: AcheiUSA