O governador da Flórida, Ron DeSantis, criticou o governo Biden pelo que chamou de “desastre e emergência” na fronteira mexicana e disse na quarta-feira que enviaria forças de segurança ao Texas e ao Arizona, cujos governadores republicanos pediram ajuda a outros estados.

DeSantis se tornou o primeiro governador a atender ao apelo de seus companheiros republicanos, o governador do Arizona, Doug Ducey, e o governador do Texas, Greg Abbott. Eles pediram a seus pares que enviassem policiais à fronteira para ajudar nos esforços para interceptar e capturar aqueles que entram ilegalmente no país, incluindo aqueles que supostamente são dos cartéis que traficam drogas ilícitas em todos os cantos do país. Na semana passada, Abbott e Ducey, em sua carta pedindo ajuda a seus colegas governadores, alegaram que o governo do presidente Joe Biden “mostrou que não deseja ou não pode” proteger a fronteira entre os Estados Unidos e o México.

Um porta-voz da Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA disse que a agência continuaria “a desenvolver nossas relações de longa data com agências de aplicação da lei estaduais e locais”, enquanto afirmava que cabia aos funcionários estaduais “falar sobre quaisquer medidas que estejam tomando para aumentar a lei. aplicação. ” Os republicanos sempre fizeram da segurança nas fronteiras uma questão fundamental e, no passado, apoiaram com entusiasmo o programa de Donald Trump, que buscava construir muros ao longo da fronteira de quase 2.000 milhas entre os Estados Unidos e o México. Seu projeto, inacabado, foi suspenso com a ascensão de Biden ao poder.

“Tenho o orgulho de anunciar hoje que o estado da Flórida está respondendo à sua ligação. A Flórida está atrás deles”, disse DeSantis. Ainda assim, o governador da Flórida foi escasso em detalhes, incluindo quantos soldados enviará para a fronteira ou quando. A este respeito, ele apenas disse que os policiais seriam enviados como parte de acordos de ajuda mútua pré-existentes com outros estados, que geralmente são ativados em momentos de emergência.

DeSantis prometeu despachar pessoal da Patrulha Rodoviária da Flórida, do Departamento de Polícia da Flórida e da Comissão de Conservação de Peixes e Vida Selvagem da Flórida. Os escritórios do xerife em pelo menos nove condados da Flórida também estão aumentando o contingente de policiais do estado. Na sexta-feira passada, a Abbott anunciou que construiria um muro ao longo da fronteira EUA-México e lançaria uma campanha agressiva para prender os migrantes.

Tanto a Abbott quanto a DeSantis devem ser reeleitos no próximo ano e não descartaram a candidatura à Casa Branca em 2024. Abbott fez da imigração um foco importante desde que Biden assumiu o cargo e, algumas semanas atrás, emitiu uma ordem que retiraria as licenças estaduais para mais de 50 abrigos que abrigam cerca de 4.000 crianças migrantes e pelos quais o governo Biden ameaçou processá-lo. Separadamente, o ex-presidente Trump anunciou na terça-feira que visitaria a fronteira no final deste mês a convite de Abbott. Enquanto isso, com a perspectiva de uma batalha legal, especialistas dizem que a Suprema Corte dos EUA deixou claro que o poder de fazer cumprir as leis de imigração está nas mãos do governo federal.

Fonte: Brazilian Press