Algumas frutas não podem faltar em casa! É o caso da maçã, um clássico, disponível anualmente, que tem muitos benefícios para a saúde, alguns já são conhecidos por muitos, no entanto, outros podem ser surpreendentes. 

Quem o diz é a revista Best Health que falou com especialista, mas também consultou estudos e investigações, para enumerar as vantagens de consumir esta fruta. 

As maçãs podem, por exemplo, ajudá-lo a ter dentes mais brancos e saudáveis. Comer esta fruta estimula a produção de saliva, reduzindo os níveis de bactéria, algo que previne problemas nos dentes.

Já um estudo, feito em 2015, citado pela revista, afirma que beber suco de maçã, regularmente, pode ser útil na prevenção de Alzheimer, mas também contrariar os efeitos do envelhecimento no cérebro. 

Além disto, cientistas americanos afirmam que o consumo de maçãs pode ajudar a reduzir o risco de desenvolver câncer no pâncreas, mas não só. Também foram identificados componentes, presentes na casca das maçãs, que combatem células cancerígenas no fígado, cólon e mama. 

Segundo outro estudo, mencionado pela revista comer, pelo menos, uma maçã por dia, ajuda as mulheres a reduzir, em 28%, o seu risco de vir a desenvolver diabetes tipo 2. Também é uma fruta que vai contribuir para a redução dos níveis de colesterol

Investigação também confirmou que as maçãs são muito benéficas para a saúde do coração. Como são uma fruta rica em fibra, podem ajudar a combater prisão de ventre, mas também atenuar sintomas como diarreia. Além disto, uma das formas mais fáceis de desintoxicar o fígado é incorporar frutas, como maçãs, na sua dieta.

Para terminar, a revista afirma que as maçãs vermelhas contêm um antioxidante chamado quercetina que podem estimular e fortalecer o sistema imunológico, especialmente, quando está mais stressado.