O Cruzeiro inicia, hoje (quinta-feira, às 19h de Brasília), a caminhada em busca do tricampeonato da Libertadores. O duelo em Buenos Aires, no estádio El Palacio, será válido pela primeira rodada do Grupo B, e vai marcar o reencontro da Raposa com alguns velhos conhecidos. Um deles reserva boas lembranças aos torcedores cruzeirenses. Outros nem tanto.

O experiente goleiro Antony Silva, de 35 anos, enfrentou o Cruzeiro duas vezes na carreira. Ambas em 2011, quando defendia a meta do colombiano Tolima. Os dois times estavam no Grupo G da Libertadores. No primeiro duelo, em Ibagué, na Colômbia, Silva conseguiu segurar os atacantes cruzeirenses, e a partida terminou sem gols.

No returno, no entanto, o goleiro paraguaio não conseguiu ajudar o time dele. O Cruzeiro – à época apelidado de Barcelona das Américas – goleou o Tolima por 6 a 1, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas. Os gols cruzeirenses foram marcados por Roger Flores (2x), Montillo, Gilberto, Wallyson e Thiago Ribeiro. Cristian Marrugo marcou para o Tolima, que foram eliminados na fase de grupos. A Raposa, por sua vez, teve a caminhada interrompida pelo Once Caldas, da Colômbia, nas oitavas de final

Lembranças indigestas

Se o goleiro paraguaio que defende o Huracán reserva boas lembranças ao Cruzeiro, um certo atacante paraguaio do time argentino, não! Trata-se de Lucas Barrios, que acumula seis partidas e três gols marcados contra a Raposa.

Ele enfrentou o Cruzeiro três vezes com a camisa do Palmeiras, balançando as redes em duas oportunidades. A primeira foi na vitória alviverde por 3 a 2, no Mineirão, pela ida das oitavas de final da Copa do Brasil de 2015. Também naquele ano, ele marcou no empate por 1 a 1, em São Paulo, pela 36ª rodada do Brasileirão. Pelo Grêmio, fez o gol da vitória em compromisso válido pela ida da semifinal da Copa do Brasil de 2017. O Cruzeiro acabou avançando nos pênaltis e conquistando o título sobre o Flamengo.

Outro jogador do atual elenco do Huracán que já marcou contra o Cruzeiro foi o lateral-direito Federico Mancinelli. O carequinha, de 36 anos, fez o terceiro gol na vitória do Huracán sobre a Raposa, por 3 a 1, na fase de grupos da Libertadores de 2015

Conhecido dos mineiros

O Huracán é comandado por um treinador que já enfrentou o maior rival do Cruzeiro. Em 2013, Antonio Mohamed treinava o Tijuana, que chegou às quartas de final da Libertadores e foi eliminado pelo Atlético-MG. A ida, no México, terminou empatado por 2 a 2. A volta, no Independência, terminou 1 a 1, e o time mineiro avançou.

Fonte: Brazilian Press