O YouTube concentra 91.35% das denúncias feitas no Sistema de Alerta de Desinformação Contra as Eleições de 2022 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), segundo levantamento feito pela CNN Brasil.

Do total de 1909 denúncias, 1744 são apenas do YouTube. Bem atrás na lista, estão o Twitter, com 64 denúncias (3.35%), e Facebook, com 50 (2.61%).

O levantamento ainda registrou 23 disparos em massa pelo WhatsApp (1.20%), 13 denúncias no Instagram (0.68%), 8 relatos no TikTok (0.41%), 4 reclamações no Telegram (0.20%) e 3 no Kwai (0.15).

O Linkedin e o Spotify não tiveram denúncias registradas. Entre as denúncias mais comuns estão dados distorcidos sobre o processo eleitoral e contas falsas.

Também é possível denunciar ameaças aos locais de votação e informações não verificadas sobre fraude eleitoral, adulteração de votos, contagem de votos ou certificação dos resultados da eleição e veiculação de discurso de ódio e incitação a violência para atacar a integridade eleitoral e agentes públicos envolvidos no processo.

O Sistema de Alerta de Desinformação Contra as Eleições é o canal do TSE para envio de denúncias de violações de termos de uso de plataformas digitais. Para um registro, basta acessar o site do TSE, relatar e enviar o link da possível infração.

Fonte: CNN Brasil