O YouTube anunciou nesta quarta-feira (29) que vai remover vídeos com informações falsas sobre qualquer tipo de vacina, inclusive sobre imunizantes já aprovados contra a covid-19.  

Em comunicado, a empresa disse: “Usuários que espalham informações erradas sobre vacinas já aprovadas pela Organização Mundial de Saúde terão seus vídeos retirados e serão submetidos às políticas de segurança do Youtube”, disse a plataforma em comunicado.

Se a infração se repetir, o envio de novos vídeos fica restrito por uma semana – reincidências em um período de 90 podem resultar na exclusão da conta.

De acordo com a companhia, serão removidos conteúdos com alegações falsas de que vacinas aprovadas são perigosas; causam danos crônicos à saúde;

não reduzem as chances de transmitir/contrair doenças; ou que contenham desinformação sobre as substâncias contidas nos imunizantes.

Como exemplo, a empresa citou alegações falsas incluindo afirmar que vacinas aprovadas causam autismo, câncer ou infertilidade ou que substâncias presentes nas vacinas podem rastrear quem as tomou.

“Temos visto constantes alegações falsas sobre as vacinas contra o coronavírus, que acabam gerando muita desinformação sobre imunizantes em geral”, escreveu o diretor de parcerias de saúde pública do YouTube, Garth Graham, em um comunicado. O YouTube disse que conversou com organizações e especialistas da área da saúde de diversos países para criar as políticas.

“Como qualquer atualização em larga escala, levará um tempo até que nossos sistemas terminem de aplicar as regras em toda a plataforma, incluindo vídeos antigos”, afirmou a empresa.

Segundo o YouTube, foram removidos mais 130 mil vídeos que violaram as políticas sobre a vacina contra covid-19 desde outubro de 2020.

Fonte: AcheiUSA