As ações nos Estados Unidos caíram fortemente na segunda-feira (9), empurrando o S&P 500 abaixo de 4.000 pontos pela primeira vez em mais de um ano, com os operadores antecipando uma nova carga de más notícias sobre inflação e lucros.

O Dow Jones  caiu cerca de 654 pontos, quase 2%. O S&P 500caiu 3,2%, e o Nasdaq Composite perdeu cerca de 4,3%. A certa altura, a nota do Tesouro de 10 anos atingiu 3,19%, seu maior rendimento desde o final de 2018.

Os movimentos seguem uma semana bastante volátil em Wall Street e marcam a quinta semana consecutiva de perdas para todos os três principais índices de ações dos EUA.

“A guerra na Ucrânia, um choque global de energia e o risco de o Fed tentar combater a inflação impulsionada pela oferta provocaram uma reavaliação dos cenários macro entre os participantes do mercado”, escreveram analistas da Blackrock em nota na manhã de segunda-feira. “Também vemos pouca chance de um cenário econômico perfeito de inflação baixa e crescimento zunindo.”

O presidente do Fed, Jerome Powell, disse aos investidores na tarde de quarta-feira (4) que aumentos futuros de juros superiores a meio ponto percentual “não são algo que o [Fed] está considerando ativamente”, levando a uma alta nos mercados. Todos os principais índices cresceram cerca de 3%, e o S&P 500 e o Dow tiveram seus melhores dias em quase dois anos.

Na quinta-feira, os investidores decidiram que não estavam tão interessados ​​nas mudanças, preocupados com as chances crescentes de o Fed mergulhar a economia em uma recessão. O Dow caiu 1.120 pontos, ou 3,3%, o S&P 500 caiu 3,7%. O Nasdaq Composite caiu 5,2%, marcando seu pior dia desde 2020.

“Estou no mercado há 25 anos e nunca vi nada assim”, disse Danielle DiMartino Booth, CEO e estrategista-chefe da Quill Intelligence, uma empresa de pesquisa de Wall Street e do Federal Reserve. “É violento, não apenas volátil.”

O setor de tecnologia com visão de futuro é particularmente vulnerável a taxas mais altas: os investidores esperam que as empresas de tecnologia registrem crescimento elétrico, mas a inflação e os pagamentos de juros mais altos darão uma grande mordida nesses lucros.

A Amazon caiu 5,2%, a empresa-mãe do Facebook Meta Platforms perdeu cerca de 3,7% e a Alphabet, proprietária do Google, caiu 2,8%. Apple e Netflix caíram mais de 3%.

A empresa de análise de dados Palantir, por sua vez, caiu mais de 21% depois de divulgar ganhos trimestrais mistos. A fabricante de veículos elétricos Rivian caiu quase 21% com o término do período de bloqueio interno para vender as ações. A Ford detém uma participação de 102 milhões de ações na empresa e perdeu dinheiro com o negócio.

Os investidores estão esperando por um importante indicador de inflação, o Índice de Preços ao Consumidor, no final desta semana.

“Se você quer ser um tipo de pessoa de copo meio cheio, a falta de novas más notícias é algo para se agarrar e quarta-feira deve ver o núcleo e a inflação do CPI dos EUA cair para trás”, escreveu o estrategista do Société Générale, Kit Juckes, em nota nesta segunda-feira. Uma queda na inflação poderia “acalmar os mercados suficientemente” e reverter a liquidação no fim de semana, disse ele.

Ainda assim, com a temporada de resultados chegando ao fim, as previsões para o próximo trimestre permanecem fracas. As menções de ‘demanda fraca’ nos relatórios de lucros estão agora em seu nível mais alto desde o segundo trimestre de 2020, de acordo com pesquisa de analistas do Bank of America.

“Nosso índice de orientação, índice de revisão de lucros e leitura do sentimento corporativo caíram para o menor desde [o segundo trimestre de 2020]”, escreveram eles, “aumentando as preocupações com a recessão”.

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Fonte: CNN Brasil