O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está dedicado ao difícil exercício da quadratura do círculo, que é arranjar um jeito de voltar a cobrar impostos de combustíveis sem que preços mais altos façam a inflação subir mais.

Parar de taxar combustíveis, como acontece agora por medida provisória, não dá, o governo perde arrecadação. E o governo já está em dificuldades para explicar como vai equilibrar as contas públicas, que registram forte expansão de gastos.

Essa fórmula da quadratura do círculo até em teoria podia ser encontrada por técnicos criativos. Mas o principal complicador é a questão política.

Ninguém gosta de inflação alta. Ninguém gosta de imposto alto. Ninguém gosta de gasolina cara. Nenhum governo aumenta a popularidade fazendo tudo subir. E popularidade é uma munição que se queima muito rápido, sobretudo se a economia patinar.

O problema da quadratura do círculo para Lula é que ele escolheu começar o governo pisando no acelerador dos gastos. Para segurar depois vai ficar mais difícil ainda, principalmente se a economia demorar para crescer.

Fonte: CNN Brasil