Por atos antidemocráticos, o Supremo Tribunal Federal condenou hoje à prisão o deputado bolsonarista Daniel Silveira (PTB-RJ). A condenação tinha sido pedida pelo Ministério Público.

Quem aplaude a condenação de um parlamentar notório pelo comportamento agressivo, ofensivo e que desprezou as instituições democráticas, ou quem acha que ele apenas era um bravateiro, com opiniões de bravateiro, mas opiniões são direito garantido pela Constituição, não duvida do caráter, repercussão e conteúdo político da decisão do Supremo.

A vida nacional passa mesmo pelos tribunais.

O Tribunal de Contas da União tornou hoje praticamente impossível a privatização da Eletrobras, que havia sido decidida pelo Congresso Nacional, onde se sentam os representantes do povo e dos estados. E o motivo para impedir a privatização foi político.

A política é hoje em uma boa parte a extensão de decisões judiciais, sejam sobre questões de saúde, como ocorreu na pandemia; ou proteção da democracia, como ocorreu no caso do deputado condenado hoje.

O outro lado disso é que não se tira a política dos tribunais, como ficou claro no caso da não privatização da Eletrobras.

Fonte: CNN Brasil