Quase todas as crianças contraem o vírus sincicial respiratório (VSR) em algum momento antes de completar dois anos, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), dos Estados Unidos.

A maioria dos adultos que contraem o vírus respiratório tem doença leve. Para aqueles que são idosos ou que têm doenças cardíacas ou pulmonares crônicas ou um sistema imunológico enfraquecido, pode ser perigoso. Mas o VSR pode ser especialmente complicado para bebês e crianças.

Juanita Mora, porta-voz médica voluntária da American Lung Association, afirma que é importante que pais, cuidadores e profissionais de creches saibam o que observar diante da suspeita de infecção pelo vírus sincicial respiratório. Dessa forma, eles saberão distinguir se uma criança doente pode ser tratada em casa ou precisa ir para um hospital.

“O departamento de emergência está ficando completamente inundado com todas essas crianças doentes, então queremos que os pais saibam que podem ir ao pediatra e fazer o teste de RSV, gripe e até Covid-19”, disse Juanita, sobre o cenário atual nos Estados Unidos.

Aqui está o que mais os pais precisam saber sobre a doença respiratória.

O que observar

Para muitos, o vírus sincicial respiratório (VSR) causa uma doença leve que pode ser tratada em casa.

Em média, uma infecção dura de cinco dias a algumas semanas e geralmente desaparece sozinha, diz o CDC. Às vezes, a tosse pode durar até quatro semanas, dizem os pediatras.

Os sintomas podem parecer um resfriado comum: coriza, diminuição do apetite, tosse, espirros, febre e chiado no peito. Os bebês podem parecer apenas irritáveis ​​ou letárgicos e ter dificuldade para respirar.

Nem toda criança terá todos os sintomas potenciais do VSR.

“As febres são realmente tudo ou nada com infecções por RSV, especialmente em crianças pequenas”, disse Priya Soni, professora assistente de doenças infecciosas pediátricas no Centro Médico Cedars Sinai.

Os pais devem ficar atentos a qualquer mudança de comportamento, disse ela, incluindo demorar mais para comer ou perder o apetite. A criança também pode desenvolver uma tosse intensa e alguns chiados.

“Também é importante observar os sinais de que seu filho está enfrentando dificuldades para respirar ou respirando com as costelas ou a barriga – “sintomas que podem se sobrepor a muitos outros vírus dos quais estamos vendo um ressurgimento”, acrescentou Priya.

Como não é fácil para os pais diferenciarem doenças respiratórias, como VSR e gripe, é bom levar uma criança doente a um pediatra, que pode fazer exames para identificar a causa.

“Você pode precisar levar seu bebê para ser avaliado mais cedo ou mais tarde”, disse a especialista.

Quando se trata de VSR, os pais devem ser especialmente cautelosos se seus filhos forem prematuros, recém-nascidos, crianças com sistema imunológico enfraquecido ou distúrbios neuromusculares e menores de 2 anos com doenças pulmonares e cardíacas crônicas, diz o CDC.

“Os pais devem estar realmente atentos a quaisquer mudanças, como em sua atividade e apetite, e prestar atenção especial a quaisquer sinais de desconforto respiratório”, disse Priya.

Tratamento do VSR

O teste é importante porque o tratamento para doenças como gripe e Covid-19 pode ser diferente. Não há tratamento antiviral ou específico para o VSR como há para a gripe, nem vacina. Mas se uma criança estiver doente, há coisas que se pode fazer para ajudar.

A febre e a dor podem ser controladas com analgésicos sem aspirina, como acetaminofeno ou ibuprofeno. Certifique-se também de que a criança beba líquido o suficiente.

“O VSR pode deixar as crianças muito desidratadas, especialmente quando não estão comendo ou bebendo, especialmente quando estamos falando de bebês”, disse Juanita. “Uma vez que elas param de comer ou sua produção de urina diminui, elas não terão tantas fraldas molhadas, isso é um sinal de que podem ter que ir ao pediatra ou ao pronto-socorro”.

Converse com seu pediatra antes de dar ao seu filho qualquer medicamento para resfriado de venda livre, que às vezes pode conter substâncias que não são boas para as crianças.

Quando ir ao hospital

O médico pediatra verificará a frequência respiratória da criança – quão rápido ela está respirando – e seus níveis de oxigênio. Se ela estiver muito doente ou com alto risco de doença grave, o médico pode indicar a ida para um hospital.

“O VSR pode ser super perigoso para alguns bebês e crianças pequenas, principalmente aquelas com menos de 2 anos de idade”, disse Priya.

Juanita afirma que a respiração difícil é um sinal de que uma criança está tendo problemas com esse vírus. O VSR pode se transformar em doenças mais graves, como bronquiolite ou pneumonia, e isso pode levar à insuficiência respiratória.

Se você perceber que o peito de uma criança está se movendo para cima e para baixo quando ela respira, se a tosse não a deixa dormir ou se está piorando, “pode ​​ser um sinal de que ela precisa procurar ajuda do pediatra ou levá-la ao ao departamento de emergência, pois podem precisar de oxigênio suplementar ou de um tratamento de nebulização”.

A analista médica da CNN, Leana Wen, diz que essa dificuldade respiratória – incluindo uma cabeça balançando, um nariz dilatado ou um chiado – é um dos dois principais sinais de problemas com qualquer infecção respiratória. A outra é a desidratação. “Isso se aplica particularmente a bebês com nariz entupido. Eles podem não estar se alimentando”.

Grande parte dos cuidados prestados pela equipe do hospital será para ajudar na respiração.

“Fornecemos medidas de suporte para o VSR e essas crianças com oxigênio, fluidos intravenosos e terapias respiratórias, incluindo aspiração”, disse Priya.

Um tubo fino pode precisar ser inserido em seus pulmões para remover o muco. Uma criança pode receber oxigênio extra através de uma máscara ou através de um tubo que se conecta ao nariz. Algumas podem precisar usar uma tenda de oxigênio. Aquelas que estão em situação mais grave podem precisar de um respirador.

Alguns bebês também podem precisar ser alimentados por sonda.

Como prevenir o VSR

As melhores maneiras de prevenir infecções por vírus sincicial respiratório, dizem os médicos, é ensinar as crianças a tossir e espirrar em um lenço de papel ou nos cotovelos, em vez de nas mãos. Tente também manter limpas as superfícies tocadas com frequência.

Se um cuidador ou irmão mais velho estiver doente, diz Juanita, eles devem usar uma máscara perto de outras pessoas e lavar as mãos com frequência.

E acima de tudo, se alguém estiver doente – criança ou adulto – deve ficar em casa para não espalhar a doença.

Existe um tratamento com anticorpos monoclonais para crianças com maior risco de doença grave. Não está disponível para todos, mas pode proteger aqueles que são mais vulneráveis. Ele vem na forma de uma injeção que uma criança pode receber todos os meses durante a típica temporada de VSR. Converse com seu médico para saber se seu filho se qualifica ao tratamento.

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Fonte: CNN Brasil