Empresas de capital aberto no Brasil começam a divulgar nesta terça-feira (19) seus balanços financeiros referentes ao segundo trimestre de 2022. Para analistas ouvidos pelo CNN Brasil Business, companhias que trabalham com commodities devem ser o destaque positivo da temporada.

Por conta da guerra na Ucrânia e a retomada econômica da China, as matérias-primas tiveram uma alta nos preços nos últimos meses. E os bons números devem puxar para cima caixa e lucro das empresas brasileiras.

“Mesmo que os valores (das commodities) tenham recuado no último mês, a média ainda segue alta”, destaca Eduardo Cavalheiro, fundador e gestor da Rio Verde Investimentos.

O petróleo do tipo brent, por exemplo, valorizou 27,96% desde o começo do ano, o que faz Bruce Barbosa, sócio-fundador da Nord Research, apostar no resultado da PetroRio. “A companhia vendeu bem a commodity e está em um nível valorizado”.

Vitorio Galindo, head da Quantzed, por sua vez, afirma que os principais destaques serão aqueles que não pioraram por conta do cenário macro.

Dessa forma, ele diz que os bancos devem manter os números do primeiro trimestre, “sem uma melhora significativa e sem uma piora muito grande”.

Mais prejudicadas

Foi unânime entre os analistas ouvidos pela reportagem a expectativa de que as varejistas apresentem os piores resultados entre abril e junho.

Semelhante ao que ocorreu no balanço do último trimestre, o varejo e consumo tiveram dificuldade em conseguir repassar a inflação para suas margens. Isso porque o poder de compra do brasileiro foi reduzido ao mesmo tempo que os preços de bens e serviços subiram.

A inflação oficial medida pelo IPCA já chega a 11,89% em 12 meses, muito acima do teto da meta para o ano, de 5%.

No radar

Independentemente do desempenho das empresas no período, o mercado está olhando para as eleições no Brasil – que ocorrerá em outubro -, para o possível furo no teto de gastos e nos aumentos da taxa de juros, diz o sócio-fundador da Nord Research

“Nós já estamos vendo bons resultados das companhias, porém, mesmo assim, o Ibovespa segue em queda”. O principal índice da B3 desde o começo do ano caiu 7,05%.

O analista apontou ainda que os investidores estão atentos às bolsas norte-americanas e aos resultados das instituições financeiras dos EUA porque costumam apontar sobre o direcionamento da economia no exterior.

Instituições financeiras respeitadas no mercado, como o Goldman Sachs, o Citigroup e o Bank of America, aumentaram recentemente suas previsões em relação às chances de a maior economia do mundo registrar uma contração no ano que vem.

Calendário

Veja abaixo as datas dos balanços financeiros do segundo trimestre:

Fonte: CNN Brasil