Bem a tempo para o Natal, um veículo de carga da SpaceX chegou à Estação Espacial Internacional na manhã desta quarta-feira (22) levando guloseimas para as festas de fim de ano e experimentos científicos. O laboratório orbital está hospedando sete membros da tripulação ao longo das datas festivas.

A tripulação internacional inclui os cosmonautas russos Anton Shkaplerov e Pyotr Dubrov; os astronautas da Nasa Raja Chari, Dr. Thomas Marshburn, Kayla Barron e Mark Vande Hei; e o astronauta Matthias Maurer, da Agência Espacial Europeia.

“Mesmo que estejamos aqui em cima este ano, temos nossa família espacial”, disse Barron em um vídeo especial de férias compartilhado pela Nasa. “Acho que vamos criar algumas de nossas próprias tradições, e conseguiremos falar com as nossas famílias aí na Terra. […] Acho que vou ligar para minha família para dizer o quanto estou pensando neles, o quanto os amo e que mal posso esperar para vê-los quando chegar em casa”.

Maurer brincou que a tripulação poderá comemorar o Natal junta por 16 vezes enquanto a estação espacial orbita a Terra.

“Há uma nova família aqui no espaço, então poder passar o Natal como uma família com esta família é o que estou ansioso”, disse Chari.

Normalmente, toda a tripulação se reúne para uma refeição especial e liga para casa para conversar com amigos e familiares. Eles também vão ligar juntos no Ano Novo.

A atual tripulação na estação espacial inclui os astronautas da Nasa Mark Vande Hei, Raja Chari e Kayla Barron; O astronauta Matthias Maurer da Agência Espacial Europeia; e o astronauta da Nasa, Dr. Thomas Marshburn / Nasa

“Temos o privilégio de ter a perspectiva de ver tantos países. Podemos ir de um lado para o outro em apenas alguns minutos”, disse Marshburn. “Isso realmente nos dá um sentimento de unificação de todos os seres humanos ao redor do mundo.”

“Podemos ver o nascer do Sol muitas vezes ao dia. Então, pensando no fato de que as pessoas estão acordando para um novo ano, toda vez que vemos o nascer do Sol é muito legal”, acrescentou Chari.

Maurer está ansioso para começar alguns dos experimentos científicos que chegaram no veículo de carga e disse que “será um esplêndido início de ano”.

Feriados longe da Terra

Os astronautas marcaram a tradição de celebrar os feriados de fim de ano no espaço desde os dias da missão Apollo, quando a tripulação da Apollo 8 compartilhou sua mensagem de véspera de Natal em uma transmissão ao vivo pela televisão, em 1968, se revezando na leitura do Livro de Gênesis, na Bíblia.

A forma como esses feriados são marcados e celebrados depende de cada tripulação individual, e os veteranos do espaço tendem a compartilhar sugestões e ideias com os novatos antes de embarcarem, disse à CNN o astronauta da Nasa Andrew Morgan, em 2020.

Morgan passou toda a temporada de festas de fim de ano na estação espacial em 2019 ao lado de seus companheiros de tripulação Jessica Meir, Christina Koch, Alexander Skvortsov, Oleg Skripochka e Luca Parmitano.

A astronauta da Nasa, Jessica Meir, exibiu suas meias Hannukah na cúpula / Nasa

Nos dias que antecederam o feriado, Morgan e sua equipe tocaram música natalina em toda a estação e exibiram filmes clássicos do feriado para criar uma atmosfera festiva. A tripulação também usou um projetor com imagem de lenha queimando para fazer parecer que havia uma lareira aconchegante.

Dada a natureza internacional da tripulação, na verdade, eles celebraram o Natal duas vezes: o Natal em 25 de dezembro e o Natal ortodoxo russo, em 7 de janeiro.

Meir é judia e marcou a passagem do Hanukkah na estação espacial, tweetando fotos de suas meias festivas, mas também cresceu comemorando o Natal e participou das festividades.

(A partir da esquerda) Jessica Meir, Luca Parmitano, Andrew Morgan e Christina Koch celebram o Natal no espaço – em pijamas combinando / Nasa

Quem quis presentear os companheiros teve de se planejar antecipadamente. “Tínhamos que pensar com um ano ou mais de antecedência para garantir que comprávamos, embalávamos e mantínhamos esses presentes em segredo o tempo todo”, disse Morgan.

Juntos, a tripulação compartilhou uma mensagem de fim de ano e fez uma serenata em seus centros de controle de missão em todo o mundo, com um refrão de “Feliz Natal”, de John Lennon, e “Feliz Navidad”, de José Feliciano, —todos vestindo pijamas iguais com listras festivas.

Um cenário festivo de Natal é projetado na estação espacial / Nasa

Morgan estava sentindo falta de sua família e pensando sobre as tradições que normalmente compartilharia com eles. Um de seus favoritos é passar a véspera de Natal à luz de velas. Ele cresceu com essa tradição, que continua em sua família até hoje.

Quando ele acordou na manhã de Natal na estação espacial, todas as luzes dos módulos estavam apagadas, o que é normal enquanto os astronautas estão dormindo.

Mas Koch pegou pequenas lanternas e as cobriu com fita dourada para fazer com que elas se parecessem com pequenas velas acesas. Elas estavam por toda parte —no laboratório, nos alojamentos da tripulação, na cozinha onde a tripulação comia.

“Quando eu vi aquilo, na verdade, eu fiquei chocado de nostalgia”, disse Morgan. “Isso me fez pensar em sentir falta da minha família no Natal, mas também na consideração do gesto de Christina. Ela prestou atenção a esse pequeno detalhe, e foi extremamente significativo. É uma das muitas memórias que guardo dos meus tempos na estação espacial”.

Muitos Réveillons

A estação espacial opera no horário de Greenwich para cumprir uma programação. A tripulação testemunha 16 amanheceres e 16 pores do sol todos os dias, enquanto orbitam a Terra a 28 mil quilômetros por hora.

Então, quando chega a hora de dizer “Feliz Ano-Novo”, a tripulação tem muitas chances de comemorar. Os astronautas fazem chamadas para cada controle de missão quando o novo ano se inicia naquele fuso horário.

O Ano-Novo é um feriado muito maior do que o Natal para a tripulação russa, então todos se reuniram para desfrutar de uma grande refeição e brindar ao ano que chegava.

A tripulação formou uma banda para fazer uma serenata para os centros de controle de missão ao redor do mundo / Nasa

A outra grande tradição envolve assistir a um filme russo, que, quando traduzido, significa essencialmente “A Ironia do Destino”. A obra, de comédia romântica soviética, de 1976, tem um “enredo um pouco bizarro sobre um cavalheiro que fica tão bêbado que acaba em Leningrado e não sabe como chegou lá”, disse Morgan.

“Experimentar isso com nossos companheiros de tripulação russos foi muito especial”, disse Morgan. “A troca dessas tradições e experimentar como são as festas uns dos outros e compartilhar isso entre si através de uma equipe internacional, isso será o que tiro dessa experiência. Ela incorpora tudo de bom sobre cooperação internacional e compartilhamento de tradições entre diferentes países”.

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Fonte: CNN Brasil