Enrolada em uma manta no colo da veterinária, a gatinha caramelo observava tudo em sua volta na clínica veterinária pouco antes das oito da noite dessa quarta-feira (23).

Miando e se espreguiçando a caminho de um ecocardiograma, o animal ensaiava os primeiros movimentos com o corpo depois de ter ficado 9 dias preso entre escombros de um dos pontos de deslizamento na cidade de Petrópolis.

Expressiva e resistente, ela foi chamada de Vitória e, embora não tenha um dono, neste momento não está disponível para a adoção. É que uma das mulheres que a transportou depois do resgate, ajudando no socorro, já manifestou interesse em ficar com ela. Mas antes disso, a gata deve ficar cerca de um mês internada para que recupere peso e nutrientes perdidos ao longo dos últimos dias.

“Ela vem apresentando melhora, ela tem uma resposta muito boa ao tratamento, está sendo monitorada por toda equipe”, contou à CNN a médica veterinária Letícia Costa, que está cuidando pessoalmente dela na Clinipet, uma clínica particular que foi transformada em uma espécie de “hospital de campanha animal”.

“Vitória” está sendo cuidada em hospital veterinário e será adotada após tratamento / Pedro Duran/CNN

“Ela ainda precisa de muitos cuidados porque apresenta muitos ferimentos pelo corpo, provavelmente por ter ficado muitos dias em contato com a lama sem comer”, diz Letícia.

Um frasco de soro foi instalado pra que ela pudesse começar a se recuperar da desidratação.

A gatinha foi resgatada dos escombros no Morro da Oficina, em Petrópolis, nesta quarta-feira (23), após passar ao menos nove dias soterrada devido ao deslizamento causado pela chuva na região. A tragédia na cidade serrana do Rio de Janeiro já causou mais de 200 mortes.

O resgate do animal foi conduzido pelo Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, que ainda busca sobreviventes nas áreas de deslizamento de terra causado pela chuva. A imagem foi divulgada pelo governo do estado nas redes sociais oficiais.

Fonte: CNN Brasil