A avaliação da infectologista Luana Araújo, em entrevista à CNN neste sábado (23), é de que a decisão da Organização Mundial da Saúde (OMS) de declarar a situação da varíola dos macacos, ou “Mokeypox”, uma emergência de saúde pública global é acertada.

“Essa declaração de emergência permite não só uma organização, uma coordenação maior internacional de combate à doença — principalmente, porque ela tem essas características diferentes, e precisa que a gente preste mais atenção —, mas ela também permite que a própria OMS mobilize recursos de um fundo emergencial para ajudar um país ou outro que precise, para conseguir controlar a doença”, explicou.

Sobre a manifestação da doença, a infectologista afirmou que os sintomas são similares aos de outras viroses, como “febre, mal-estar, dor na barriga, dor na cabeça. E, depois de um tempo, ela começa a mostrar algumas lesões no corpo. Essas lesões começam como uma manchinha que, depois, nasce como se fosse uma bolha por cima dessa mancha. Isso aumenta de tamanho, até que isso estoura e forma uma crosta”.

Segundo a médica, diferentemente do padrão de sintomas da doença na África, nos países que não pertencem ao continente, a comunidade científica tem notado “menos lesões em locais, às vezes, mais escondidos, mais difíceis de serem vistos. Então é preciso que a gente fique muito atento. E essa decisão da OMS colabora para que essa atenção seja redobrada”.

Apesar de a doença se manifestar, predominantemente, em quadros leves, a médica ressalta que há um complicador: “entre o momento que você entra em contato com o vírus e você passa a ter sintomas, a gente chama isso de ‘período de incubação’, leva até três semanas”. Isso quer dizer que o indivíduo pode estar contaminado por um período sem saber.

Assista à íntegra da entrevista no vídeo acima.

*Sob supervisão de Layane Serrano

Fonte: CNN Brasil