O secretario nacional de Defesa Civil, Alexandre de Lucas, afirmou à CNN que a liberação de recursos para os munícipios pernambucanos castigados pela chuva irá ocorrer assim que as prefeituras apresentarem informações sobre número de afetados e danos. Há expectativa de que isso ocorra em pouco tempo.

Catorze municípios pernambucanos tiveram estado de calamidade reconhecido pelo Ministério de Desenvolvimento nesta segunda-feira (30).”A liberação de recursos depende muito da capacidade dos municípios de inserirem no sistema a solicitação”, explica o secretário.

O governo federal oferece treinamento às equipes para levantamento das informações, o que auxilia na hora das solicitações para danos naturais. Os primeiros repasses vão para ações emergenciais de assistência para o acolhimento dos moradores.

“Nós já vamos começar a liberar recursos para assistência humanitária a pessoas afetadas. Liberação de dinheiro para compra de cesta básica, colchões, kits de dormitório, kits de limpeza das casas, kits de higiene pessoal, combutível para viaturas, locação de viaturas. Tudo o que for necessário para resposta”, afirmou o secretário nacional de Defesa Civil à CNN.

Fonte: CNN Brasil