A Rússia disse, nesta segunda-feira (7), que fornecerá corredores para os moradores das duas principais cidades ucranianas fugirem para a Rússia e Belarus – um movimento que a Ucrânia chamou de um golpe “imoral” para explorar o sofrimento de civis sob bombardeio russo.

As delegações russa e ucraniana se reúnem para uma terceira rodada de negociações em Belarus, disseram ambos os lados. Duas rodadas anteriores renderam pouco além das promessas de abrir rotas de acesso humanitário, que ainda não foram implementadas com sucesso.

“Em alguns minutos, começaremos a conversar com representantes de um país que acredita seriamente que a violência em larga escala contra civis é um argumento”, disse o negociador ucraniano Mykhailo Podolyak no Twitter. “Prove que este não é o caso.”

O anúncio da Rússia de “corredores humanitários” veio depois de dois dias de cessar-fogo fracassado para permitir que civis escapassem da cidade sitiada de Mariupol, onde centenas de milhares estão presos sem comida e água, sob bombardeio implacável.

Um corredor de Kiev levaria a Belarus, aliada da Rússia, enquanto civis de Kharkiv, a segunda maior cidade da Ucrânia, seriam direcionados para a Rússia, segundo mapas publicados pela agência de notícias RIA.

“As tentativas do lado ucraniano de enganar a Rússia e todo o mundo civilizado são inúteis desta vez”, disse o governo russo.

Um porta-voz do presidente ucraniano Volodymyr Zelenskiy chamou a medida de “completamente imoral”, dizendo que a Rússia estava tentando “usar o sofrimento das pessoas para criar uma imagem de televisão”.

“Eles são cidadãos da Ucrânia, deveriam ter o direito de serem retirados para o território da Ucrânia”, disse o porta-voz à Reuters.

Mais de 1,7 milhão de ucranianos que fogem da invasão da Rússia até agora cruzaram a Europa Central, disse a agência de refugiados das Nações Unidas nesta segunda-feira, enquanto outros milhares fluíam nessa direção.

Sanções abrangentes sujeitaram a Rússia a um isolamento do comércio global nunca antes visitado em uma economia tão grande.

Os preços globais de ações caíram nesta segunda-feira depois que Washington disse que estava considerando estender as sanções às exportações de energia da Rússia, até agora isentas das proibições comerciais.

As forças armadas da Ucrânia disseram que as forças russas estão “começando a acumular recursos para o ataque a Kiev”.

Fonte: CNN Brasil