Na noite de quinta-feira (15), o Twitter baniu as contas de vários jornalistas de destaque das principais organizações de notícias sem explicação, aparentemente marcando uma tentativa significativa do novo proprietário, Elon Musk, de exercer sua autoridade unilateral sobre a plataforma.

As contas pertencentes a Donie O’Sullivan, da CNN, Ryan Mac, do The New York Times, Drew Harwell, do The Washington Post, e outros jornalistas que cobriram Musk agressivamente nas últimas semanas foram suspensas de forma abrupta e permanente.

A conta do jornalista independente progressista Aaron Rupar também foi banida.

Nem Musk nem o Twitter responderam a um pedido de comentário na noite de quinta-feira, e a plataforma não explicou precisamente por que os jornalistas foram exilados da plataforma.

Mas, quando a notícia foi divulgada online, Musk twittou que “as mesmas regras de doxing se aplicam a ‘jornalistas’ e a todos os outros”, em uma aparente referência a uma conta do Twitter de rastreamento de voos agora banida no centro da controvérsia recente.

As proibições levantaram uma série de questões sobre o futuro da plataforma, que tem sido chamada de praça digital da cidade. Também questionou seriamente o suposto compromisso de Musk com a liberdade de expressão.

Musk disse repetidamente que gostaria de permitir todo discurso legal na plataforma; em abril, no mesmo dia em que anunciou que compraria o Twitter, ele twittou: “Espero que até meus piores críticos permaneçam no Twitter, porque é isso que significa liberdade de expressão”.

Um porta-voz da CNN disse que a empresa pediu uma explicação ao Twitter e que “reavaliaria nosso relacionamento com base nessa resposta”.

“A suspensão impulsiva e injustificada de vários repórteres, incluindo Donie O’Sullivan, da CNN, é preocupante, mas não surpreendente. A crescente instabilidade e volatilidade do Twitter deve ser uma preocupação incrível para todos que usam o Twitter”, disse o porta-voz.

Um porta-voz do New York Times chamou as proibições em massa de “questionáveis ​​e infelizes”, acrescentando: “Nem o The Times nem Ryan receberam qualquer explicação sobre por que isso ocorreu. Esperamos que todas as contas dos jornalistas sejam restabelecidas e que o Twitter forneça uma explicação satisfatória para essa ação”.

“Elon diz que é um defensor da liberdade de expressão e está banindo jornalistas por exercerem a liberdade de expressão”, disse Harwell à CNN na quinta. “Acho que isso questiona seu compromisso”.

Rupar também disse que não ouviu “nada” do Twitter sobre a suspensão.

As suspensões ocorrem depois que o Twitter fechou uma conta pertencente ao Mastodon, um concorrente emergente, também na quinta-feira.

A conta do Mastodon havia tuitado no início do dia que as pessoas poderiam seguir @ElonJet, a conta que rastreia o avião particular de Musk em sua plataforma, depois que o bilionário a baniu do Twitter na quarta-feira (14).

Esse tweet é provavelmente o que entrou em conflito com as regras do Twitter.

Em sua busca para livrar o Twitter de @ElonJet, Musk introduziu novas políticas que proíbem contas que rastreiam a localização ao vivo das pessoas.

Musk também bloqueou o link de qualquer conta para essas informações, como o Mastodon fez ao vincular a conta em sua plataforma.

A mudança ocorre depois que Musk restabeleceu infratores de regras anteriores do Twitter e parou de aplicar as políticas da plataforma que proíbem desinformação sobre o Covid-19.

Vários dos jornalistas banidos na quinta-feira cobriram o banimento da conta @ElonJet e destacaram a ironia da suposta missão de Musk de promover a liberdade de expressão.

“Liberdade de expressão é quando o segundo homem mais rico do mundo ameaça com ação legal contra um estudante universitário de 20 anos por compartilhar dados publicamente disponíveis de que ele não gosta”, tuitou Harwell antes de sua conta ser retirada do ar, referindo-se a Jack Sweeney, o estudante universitário que dirige @ElonJet.

O’Sullivan da CNN também cobriu a história, tendo entrevistado Sweeney e sua avó sobre o assunto. “Eu acho que isso é muito importante para o potencial impacto assustador que isso pode ter para jornalistas freelance, jornalistas independentes em todo o mundo, particularmente aqueles que cobrem outras empresas de Elon Musk, como Tesla e SpaceX”, disse O’Sullivan à CNN após sua conta ser suspensa. 

À medida que o furor sobre as suspensões de contas se desenrolava, alguns usuários do Twitter relataram que a plataforma começou a intervir quando tentaram postar links para seus próprios perfis em redes sociais alternativas, incluindo o Mastodon.

Esses relatórios foram confirmados por um repórter da CNN que foi impedido de compartilhar um URL de perfil do Mastodon e recebeu uma mensagem de erro automática dizendo que o Twitter ou seus parceiros identificaram o site como “potencialmente prejudicial”.

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Fonte: CNN Brasil