Neste domingo (28) o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, foi reeleito para seu terceiro mandato. Alguns turcos e pessoas de origem turca que vivem na Europa celebraram a vitória de Erdogan em vários países europeus (veja vídeos abaixo).

Em Roterdã, terceira maior cidade da Holanda, o grupo se reuniu na região central na noite deste domingo para festejar. 

Vídeos mostram uma concentração de carros – vários com a bandeira da Turquia – buzinando na Hofplein, uma praça no centro usada para celebrações na cidade. Há duas semanas, o local foi utilizado por torcedores para comemorar a vitória do Feyenoord no Campeonato Holandês.

Na rua, pessoas caminhavam hasteando a bandeira turca ou utilizando sinalizadores. Algumas ruas foram bloqueadas temporariamente pela multidão.

De acordo com o Escritório Central de Estatísticas da Holanda, os turcos são o maior grupo de imigrantes no país. Cerca de 205.000 nasceram na Turquia, e outros 225.800, que têm um ou dois pais da Turquia, na Holanda.

Alemanha

Em Berlim, capital alemã, centenas de pessoas formaram uma carreata na avenida Kudamm, uma das principais da cidade. Segundo a polícia de Berlim, os presentes relataram que a manifestação foi espontânea.

As autoridades pediram a todos os participantes que estacionassem seus carros longe da concentração.

A Alemanha tem a maior comunidade turca fora da Turquia. Segundo o Escritório de Estatística da Alemanha, cerca de 2,8 milhões de pessoas com origem turca vivem no país, sendo que 1,5 milhões estão aptas para votar nas eleições da Turquia.

Fonte: CNN Brasil