O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump realizou, nesta sexta-feira (17), sua primeira postagem no Facebook desde 6 de janeiro de 2021, dia em que manifestantes atacaram o Capitólio.

“VOLTEI!”, escreveu Trump no post, que incluía um pequeno vídeo da CNN com imagens da noite em que ele foi eleito presidente, durante o qual disse: “Desculpe por fazê-los esperar. Negócio complicado. Complicado.”

O retorno de Trump ao Facebook restaura seu acesso a uma ferramenta fundamental para a arrecadação de fundos no início da corrida presidencial de 2024. Vários rivais em potencial se alinham para desafiá-lo em sua tentativa de se tornar o candidato do Partido Republicano pela terceira eleição consecutiva.

Alguns doadores de alto valor indicam um desejo de apoiar outra alternativa.

As contas do ex-presidente no Facebook e no Instagram foram banidas por dois anos após a invasão do Capitólio. Elas foram reativadas no início do mês passado, depois que a campanha de Trump em 2024 pediu à Meta, empresa controladora das plataformas, o desbloqueio.

As postagens de Trump em 6 de janeiro de 2021 incluíram mentiras eleitorais e um ataque ao então vice-presidente Mike Pence, antes de pedir aos manifestantes que fossem pacíficos.

O comitê da Câmara que investigou os atos usou várias de suas postagens daquele dia para mostrar sua inação enquanto a violência se desenrolava.

Embora o Twitter tenha sido a plataforma de mensagens preferida de Trump nas eleições anteriores, ele tem um alcance massivo no Facebook e no Instagram – 34 milhões e 23 milhões de seguidores, respectivamente. Suas campanhas gastaram milhões exibindo anúncios usando as ferramentas de publicidade direcionada da rede social.

Os funcionários da campanha de Trump estão ansiosos para que o ex-presidente retorne ao Facebook porque isso os ajudaria a acessar um enorme campo de doadores em potencial.

“Isso torna meu trabalho muito mais fácil”, disse um consultor que trabalha com divulgação e arrecadação de fundos.

A medida também ocorre quando a equipe de Trump se prepara para possíveis acusações criminais contra o ex-presidente em Nova York. Seus assessores passaram vários dias planejando uma estratégia de resposta que inclui como ampliar suas mensagens, inclusive por meio da mídia social.

Um atual conselheiro de Trump observou no mês passado, quando o Facebook e o Instagram restauraram as contas, que o ex-presidente nunca usou a rede da Meta da maneira como usava o Twitter, que se tornou seu principal meio de comunicação com sua base política como presidente antes de ser removido da plataforma após o ataque de 6 de janeiro.

Ainda assim, disse essa pessoa, a campanha aproveitaria a oportunidade para voltar a usar sua imagem em seus anúncios no Facebook.

“É o veículo mais importante para captação de recursos e para atingir muitas pessoas no público persuasivo”, disse o consultor.

Após suas proibições, Trump lançou sua própria plataforma de mídia social: Truth Social. Lá, ele postou centenas de alegações falsas sobre fraude eleitoral generalizada.

Depois de comprar o Twitter no ano passado, Elon Musk restaurou a conta de Trump, onde ele tem 87 milhões de seguidores. No entanto, ele não realizou nenhuma postagem desde 8 de janeiro de 2021.

O YouTube na sexta-feira também disse que estava reativando a conta de Trump, permitindo que ele enviasse novos vídeos.

“A partir de hoje, o canal Donald J. Trump não é mais restrito e pode fazer upload de novos conteúdos. Avaliamos cuidadosamente o risco contínuo de violência no mundo real, enquanto equilibramos a chance de os eleitores ouvirem igualmente os principais candidatos nacionais na corrida para uma eleição”, explicou o YouTube.

Os democratas alertaram a Meta sobre as consequências do retorno de Trump à plataforma. Alguns parlamentares escrevendo em uma carta à empresa no final do ano passado afirmando que o ex-presidente deveria ser mantido fora do site enquanto continua a atacar a democracia americana repetindo mentiras sobre a eleição de 2020.

Os republicanos, que se denominam defensores da liberdade de expressão e outros, no entanto, argumentaram que manter a proibição era um ato de censura indevido e poderia colocar Trump em desvantagem como candidato em 2024.

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Fonte: CNN Brasil