O presidente Donald Trump anunciou neste sábado (22) o adiamento das batidas do ICE (Immigration and Customs Enforcement) que estavam programadas para a semana que vem e visavam a detenção de imigrantes em situação irregular nas dez maiores cidades do País. No entanto, o presidente escreveu ainda que as batidas podem voltar caso o Congresso não encontre uma solução para a fronteira do México com os Estados Unidos.

“A pedido dos Democratas, atrasei por duas semanas a operação para o Processo de Remoção (Deportation) de Imigrantes Ilegais para ver se Democratas e Republicanos podem reunir-se e trabalharem juntos para uma solução para os problemas de asilo e porosidade na Fronteira Sul. Caso contrário, as Deportações vão começar”, escreveu o presidente neste sábado.

Segundo a rede de TV CNN, o ICE preparava uma ação para deter e deportar cerca de 2 mil famílias imigrantes em 10 cidades que possuam ordens de remoção emitidas em corte , a partir do domingo (23).

“As pessoas procuradas pelo ICE já tiveram decretada a sua deportação. Isso significa que elas estão eludindo a lei e os tribunais. Essas pessoas já deveriam estar de volta aos seus países. Elas desrespeitaram a lei ao virem para o País e desrespeitam quando permaneceram aqui”, disse Trump pelo Twitter.

Fonte: AcheiUSA