Três oficiais de segurança ficaram feridos e dez suspeitos de crimes foram mortos em um tiroteio, na fronteira da Cidade do México, nesta terça-feira (14), segundo informações de autoridades estatais.

A violência tem atormentado o governo do presidente Andrés Manuel López Obrador, que prometeu pacificar o país com uma abordagem menos conflituosa para lidar com o crime.

A promotoria do Estado do México disse no Twitter que durante uma operação no pequeno município de Texcaltitlan “um grupo fortemente armado atacou” membros de suas forças de segurança, três deles com ferimentos, mas sem risco de morte.

Enquanto isso, dez suspeitos de crimes foram mortos e sete foram presos, quatro deles feridos.

Os oficiais apreenderam 20 armas longas, revólveres, cartuchos, cinco veículos, coletes balísticos, uniformes militares e equipamentos de comunicação.

A violência no México aumentou depois que o ex-presidente Felipe Calderón enviou o exército às ruas para combater os traficantes de drogas em 2007, desencadeando uma onda de violência que não diminuiu.

Embora López Obrador tenha herdado uma nação que já sofre com uma alta taxa de homicídios, a média anual de mortes está prestes a ser a mais alta de qualquer administração mexicana desde o início dos registros modernos.

Sua política de segurança, que ele chamou de “abraços, não balas”, tem enfrentado duras críticas por ser branda com o crime.

Fonte: CNN Brasil