Uma forte tempestade de inverno atingiu o leste dos Estados Unidos e deixou mais de 14 milhões de pessoas em estado de alerta.

Perturbações relacionadas ao clima estão sendo sentidas em todo o país. Várias escolas cancelaram aulas e o Departamento de Gerenciamento de Emergências da Cidade de Nova York emitiu um aviso para que as pessoas não viajassem na manhã desta segunda-feira (3).

No sul dos Apalaches é aguardada queda de neve de 10 a 20 centímetros, e áreas do meio-Atlântico podem ver acúmulos de neve de 7 a 15 centímetros. Além disso, há alertas meteorológicos de inverno para partes do interior da Nova Inglaterra.

Enquanto isso, fortes tempestades e inundações estão previstas em um trecho do sudeste, onde as inundações costeiras junto com a maré alta podem causar problemas, e os alertas meteorológicos se estendem do Texas ao Maine ao longo da costa do Golfo e da costa do Atlântico, bem como no Noroeste Pacífico.

O inverno, junto com os efeitos da Covid-19, também causou dor de cabeça a quem tinha viagens aéreas marcadas. Mais de 2.700 voos nos Estados Unidos foram cancelados no domingo (02), e mais de 1.600 foram cancelados na segunda-feira, de acordo com o serviço de rastreamento FlightAware.

Região Nordeste dos EUA

A cidade de Nova York começou a espalhar sal nas ruas no domingo à noite, prevendo uma queda de 2,5 a 7 centímetros de neve pela manhã, disse o prefeito Eric Adams.

As temperaturas caíram significativamente durante a noite, o que poderia causar a formação de gelo, acrescentou Christina Farrell, a primeira vice-comissária da cidade de Nova York para gerenciamento de emergências.

Àqueles que viajam, Adams recomendou mover-se “em um ritmo mais lento” e “não ter pressa”. “Estamos prontos para enfrentar a tempestade”, disse.

Em Nova Jersey, o governador Phil Murphy declarou estado de emergência em cinco condados em preparação para a tempestade, que deve trazer fortes nevadas, rajadas de vento e inundações costeiras no sul do estado.

O Coronel Pat Callahan da Polícia Estadual de Nova Jersey disse que a previsão de 10 a 20 centímetros no sul “nos preocupa, então não a consideramos levianamente, e queremos ter certeza de que todos estão preparados”.

Atlântico Médio e Sudeste

Washington está sob alerta de tempestade de inverno até o meio da tarde. Prevê-se nevascas fortes e úmidas com acumulações de 7 a 17 centímetros, acompanhadas de rajadas de vento de até 56 km/h.

Condições de viagem perigosas são esperadas para deslocamentos diários e noturnos, e as escolas estão fechadas em Washington e Baltimore.

Algumas partes da Carolina do Norte podem sofrer com fortes tempestades, chuvas, nevascas, rajadas de vento e inundações costeiras. O governador Roy Cooper pediu aos residentes que estejam cientes da previsão do tempo local e se preparem para as condições esperadas na área.

“É importante se manter informado sobre as mudanças nas condições climáticas e ter uma maneira de receber alertas meteorológicos”, disse Cooper. “Um pouco de preparação antes que o clima severo ou de inverno chegue pode ajudar a evitar inconvenientes e emergências mais tarde.”

Enquanto isso, partes do Alabama, Geórgia, Carolina do Sul e Tennessee receberam avisos de tempestade de inverno durante a noite, muitos dos quais durarão até o meio-dia (horário local). Espera-se até 12 centímetros de neve em altitudes mais elevadas.

O Serviço Meteorológico Nacional observou que, “embora o solo esteja relativamente quente devido às altas temperaturas recentes, espera-se que a neve caia em altas taxas e se acumule até mesmo nas estradas.”

A neve deve diminuir no Oeste ainda nesta segunda-feira. Estradas escorregadias e condições de gelo negro podem persistir durante a terça-feira (4) de manhã.

Algumas partes a oeste do estado de Kentucky têm enfrentado enchentes. Os rios e riachos continuam a subir devido ao excesso de escoamento de chuva, de acordo com o serviço meteorológico.

“Levará várias horas para que toda a água dessas tempestades passe pelos sistemas de drenagem locais nas áreas urbanas”, diz o comunicado. Caíram entre 5 e 11 centímetros de chuva.

No sábado, o governador do Kentucky, Andy Beshear, declarou estado de emergência devido às fortes chuvas, tempestades, tornados e ventos fortes em todo o estado, tudo após os tornados no início da semana.

Noroeste

No noroeste do Pacífico, um novo sistema trará fortes nevascas e perigos de viagem para altitudes mais elevadas.

O sistema também trará fortes chuvas para as costas e regiões do vale, onde áreas isoladas podem estar sob risco de enchentes. Ventos fortes também foram previstos em toda a região e alertas de vento forte foram emitidos.

“Esses ventos fortes podem causar uma grande quantidade de neve proveniente da neve em pó seca que está atualmente no solo. Isso pode resultar em reduções significativas de visibilidade… especialmente em passagens de montanha e terrenos abertos”, alertou o serviço meteorológico.

Essa visibilidade reduzida, sem dúvida, levará a viagens perigosas pela região para começar a semana.

Centro-Oeste

O clima permanece relativamente calmo no Centro-Oeste, mas as temperaturas estão extremamente baixas.

A previsão é de aquecimento gradual e possibilidade de neve no meio da semana, antes que as temperaturas voltem a cair.

Haley Brink e Allison Chinchar, da CNN, contribuíram para esta reportagem.

(Texto traduzido. Leia o original aqui.)

Fonte: CNN Brasil