A tempestade tropical Julia emergiu sobre o Pacífico Oriental na noite de domingo (9) depois de atingir a Nicarágua com chuva e ventos que danificaram centenas de casas, mas não deixaram vítimas relatadas, segundo autoridades do governo.

A tempestade atingiu a costa caribenha da Nicarágua na manhã de domingo, perto de Laguna de Perlas, e às 18h (em horário local) seu centro estava sobre o Pacífico, a cerca de 220 quilômetros a sudeste da capital de El Salvador, informou o NHC.

Espera-se que ele se mova para o norte ao longo das costas de Honduras, El Salvador e Guatemala nesta segunda-feira (10).

Julia derrubou telhados, árvores e lâmpadas de iluminação pública, que caíram em cima de algumas casas, causando graves danos na cidade costeira de Bluefields.

A moradora de Bluefields, Ana Gonzalez, disse à Reuters que várias árvores caíram em cima de duas oficinas mecânicas de sua família.

Cerca de um milhão de moradores da região costeira da Nicarágua ficaram sem energia e internet, bem como a decisão do governo de cortar a eletricidade por razões de segurança, disse a vice-presidente Rosario Murillo, segundo a mídia local.

O Sistema Nacional de Desastres da Nicarágua informou pelas redes sociais que todo o país estava sob “alerta vermelho”, depois que fortes chuvas causaram inundações em vários rios.

Em Nova Guiné, imagens filmadas pela Reuters mostram um rio transbordando e casas inundadas.

Guillermo Gonzalez, diretor do sistema de desastres da Nicarágua, declarou em entrevista coletiva que a tempestade não causou nenhuma morte no país, mas que mais de 13 mil famílias foram evacuadas e mais de 800 casas foram inundadas e muitos telhados foram danificados.

Fonte: CNN Brasil