A tempestade tropical Nalgae matou pelo menos 72 pessoas e deixou 33 feridas nas Filipinas, informou a agência de desastres do país neste sábado (29). Outras 14 pessoas ainda estão desaparecidas depois que a tempestade, conhecida localmente como Paeng, atingiu o continente na sexta-feira (28), com ventos de 75 quilômetros por hora.

O número de mortos aumentou acentuadamente durante a noite, disse o Conselho Nacional de Redução e Gestão de Riscos de Desastres do país, com as províncias e cidades do sul sendo as mais atingida.

Um “estado de calamidade” foi declarado na cidade de Cotabatao, na ilha de Mindanao, onde cerca de 67mil moradores foram afetados pela tempestade.

Upi, uma cidade próxima com uma população de apenas 60.000 habitantes, foi inundada, informou o conselho de desastres – com milhares sendo forçados a subir em terrenos mais altos. Fotos e vídeos de esforços de busca e resgate mostraram corpos sendo retirados da água e lama espessa e moradores presos nos telhados.

Tempestades devem atingir a capital Manila e províncias próximas no fim de semana, disseram autoridades meteorológicas estaduais, enquanto Nalgae atravessa a principal ilha de Luzon e segue para o Mar da China Meridional.

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Fonte: CNN Brasil