Conforme uma massa de ar polar próxima ao Brasil perde intensidade, as temperaturas no Sul e no Sudeste devem começar a aumentar já neste fim de semana, segundo a meteorologista do Climatempo Maria Clara Sassaki.

Em entrevista à CNN neste sábado (21), ela afirmou que a tendência nas duas regiões nos próximos dias é de frio intenso durante a noite e a madrugada e depois temperaturas mais altas na tarde, gerando uma grande amplitude térmica.

O fim de semana no Sul deve começar “mais gelado, aquela cara de outono mesmo, temperaturas abaixo dos 10º C, mas na parte da tarde a sensação de calor aumenta bastante, e os termômetros podem chegar a 25º C, 26 ºC”.

Segundo Sassaki, a amplitude térmica é gerada pelo ar seco, que deve predominar em boa parte do Brasil. O Sul ainda deve ter geadas, mas menos intensas e mais restritas a áreas serranas no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, e alguns pontos isolados na divisa do Paraná.

Essa grande diferença de temperatura é indicativa de ar seco, como o ar está muito seco no Sul e em grande parte do Brasil, temos grande amplitude térmica, com noites e madrugadas mais frias e tardes com temperaturas mais elevadas.

A massa de ar polar também baixou as temperaturas no Norte e Nordeste, com geadas em estados como Rondônia, Acre e Tocantins e ventos frios na Bahia. Agora, uma frente fria se aproxima da Bahia, ainda afastado no oceano, o que deve gerar nebulosidade no estado e em alguns vizinhos.

“É a mesma frente fria associada ao ciclone subtropical que passou pelo Sul e Sudeste do Brasil na semana, agora passa pela Bahia e deixa nuvens carregadas na região. Tem expectativa de chuva a qualquer momento, entre o Recôncavo Baiano e áreas de Pernambuco, pode chover no Rio Grande do Norte no fim da tarde”, diz.

Do Ceará a Roraima, a expectativa é de pancadas de chuvas a qualquer hora do dia, que podem ser de alta intensidade, com temperaturas perto dos 30º C. Já na faixa do Acre à Bahia, o tempo seco predomina, e a temperatura também deve ficar elevada.

“No Sudeste e no Centro-Oeste, o destaque é o ar seco e baixos índices de umidade relativa do ar, com condição de tempo mais aberto em boa parte nessas regiões, mas ainda veremos muita nebulosidade em São Paulo, efeito da neblina que se formou ao longo da noite, ainda tem muitas nuvens, mas a tendência é que o Sol apareça no período da tarde, com condições de temperaturas mais altas e grande amplitude térmica”, afirma.

A previsão para a capital paulista neste sábado é de máxima de 21°C e menores índices de umidade, próximos de 35%. O dia vai terminar com tempo estável e seco.

O domingo (22) deve começar com muitas nuvens formação de névoa úmida. Ainda pela manhã, o sol aparece e predomina no restante do dia. Os termômetros oscilam entre 11°C na madrugada e 23°C à tarde.

A segunda-feira (23) terá potencial para formação de névoa úmida e nevoeiro entre a madrugada e as primeiras horas da manhã. Ainda na manhã, a nebulosidade se dissipa e o dia passa a ficar ensolarado. Por conta disso, a temperatura apresenta rápida elevação, com mínima de 11°C e máxima de 24°C.

Fonte: CNN Brasil