Direito de imagemEmpicsImage caption Fenômeno conhecido como lente gravitacional permitiu observar detalhes inéditos de galáxia | Foto: NASA/Esa/B. Salmon (StScI) O telescópio Hubble fez um registro com detalhes sem precedentes de uma das galáxias mais antigas do Universo.

Objetos espaciais deste tipo costumam aparecer apenas como um ponto vermelho nas imagens captadas por telescópios, mas, neste caso, a imagem foi ampliada e esticada por um fenômeno natural conhecido como lente gravitacional.
Essa distorção ocorre quando a luz contorna um corpo de grande massa que fica no caminho entre um objeto, no caso esta galáxia surgida apenas 500 milhões de anos após o Big Bang, e seu observador, o Hubble.

Como a polícia libertou 13 irmãos mantidos em cativeiro pelos pais na própria casa nos EUAOs ratos são inocentes: pesquisa aponta que humanos espalharam a peste negra, epidemia mais mortal da históriaNa astronomia, a distância e a idade de um corpo celeste estão interligados. Por causa do tempo que a luz leva para percorrer um longo caminho, esta galáxia antiga está sendo observada como existia há mais de 13 bilhões de anos.

Fonte: BBC