Equipes da Força Nacional do Sistema Único de Saúde estão orientando famílias afetadas pelas fortes chuvas que atingiram o estado de Pernambuco sobre a prevenção de acidentes com animais peçonhentos. Os profissionais também levam recomendações sobre educação em saúde. Os profissionais também estão avaliando danos estruturais na rede de atenção à saúde em Pernambuco e a necessidade de insumos e equipamentos.

A ação é uma determinação do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Segundo ele, “ninguém vai ficar para trás” e o ministério fará o possível para amenizar os prejuízos causados à população.

A Força Nacional do SUS também faz um trabalho integrado entre saúde e Defesa Civil para conscientização da população residente em áreas de risco.

Alagoas

Além de Pernambuco, o Ministério da Saúde também segue monitorando o impacto dos temporais em Alagoas. O estado recebeu dois kits destinados a desastres, compostos por uma série de medicamentos e insumos estratégicos para reforçar a assistência farmacêutica às populações atingidas pelas chuvas.

“O Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) da Defesa Civil Nacional está em alerta máximo e orienta os moradores das regiões atingidas pelas chuvas a se inscreverem nos serviços de alerta, enviando um SMS para o número 40199. Em caso de desastre, eles receberão um alerta online.

O Cenad também recomenda ficar atento ao Twitter da Defesa Civil Nacional (@defesacivilbr) e do Instituto Nacional de Meteorologia (@inmet_).

Fonte: Agência Brasil