Uma startup espacial japonesa lançou uma espaçonave para a Lua, neste domingo (11), após vários adiamentos – um passo em direção ao que seria um feito inédito para o país e para uma empresa privada.

A missão HAKUTO-R da ispace decolou sem incidentes de Cabo Canaveral, no estado americano da Flórida, após dois adiamentos causados ​​por inspeções do foguete utilizado, o SpaceX Falcon 9.

Mais de cem pessoas em uma festa de exibição em Tóquio aplaudiram quando o foguete disparou e subiu rumo ao céu escuro.

“Estou muito feliz. Depois de repetidos atrasos, é bom termos feito um lançamento adequado hoje”, disse Yuriko Takeda, trabalhadora de 28 anos de uma empresa de eletrônicos que se juntou ao encontro.

“Eu tenho essa imagem da bandeira americana do pouso da Apollo, então, embora seja apenas o lançamento, o fato de ser uma empresa privada indo para lá é um passo realmente significativo”, acrescentou.

As agências espaciais nacionais dos Estados Unidos, Rússia e China conseguiram pousos suaves no vizinho mais próximo da Terra no último meio século, mas nenhuma empresa o fez.

O sucesso dessa missão também seria um marco na cooperação espacial entre o Japão e os Estados Unidos em um momento em que a China está se tornando cada vez mais competitiva e os foguetes russos não estão mais disponíveis após a invasão da Ucrânia pela Rússia.

O nome HAKUTO refere-se ao coelho branco que vive na lua no folclore japonês, em contraste com a ideia ocidental de um homem na lua. O projeto foi finalista no Google Lunar XPRIZE antes de ser revivido como um empreendimento comercial.

O próximo ano é o Ano do Coelho no calendário asiático. A nave, montada na Alemanha, deve tentar o pouso na Lua no final de abril.

A empresa espera que esta seja a primeira de muitas entregas de cargas governamentais e comerciais. A nave ispace visa colocar um pequeno satélite da NASA em órbita lunar para procurar depósitos de água antes de pousar na Cratera do Atlas.

O lander M1 implantará dois rovers robóticos, um dispositivo de duas rodas do tamanho de uma bola de beisebol da agência espacial japonesa JAXA e o explorador Rashid de quatro rodas fabricado pelos Emirados Árabes Unidos. Ele também carregará uma bateria experimental de estado sólido feita pela NGK Spark Plug.

“O rover Rashid faz parte do ambicioso programa espacial dos Emirados Árabes Unidos”, disse o governante de Dubai Sheikh Mohammed bin Rashid al-Maktoum, que também é vice-presidente dos Emirados Árabes Unidos e que assistiu ao lançamento no Centro Espacial Mohammed bin Rashid .

“Nosso objetivo é a transferência de conhecimento e o desenvolvimento de nossas capacidades e adicionar uma marca científica na história da humanidade”, tuitou.

A ispace, com financiamento privado, tem um contrato com a NASA para transportar cargas úteis para a lua a partir de 2025 e pretende construir uma colônia lunar permanente até 2040.

Fonte: CNN Brasil