Com a aproximação das eleições de 2022, ao menos quatro nomes já estão confirmados como pré-candidatos ao governo de Sergipe, segundo um levantamento da CNN com os partidos.

Atualmente, o cargo é ocupado por Belivaldo Chagas Silva (PSD), que foi reeleito em 2018. Seu partido afirma que ainda discute quem será o postulante da sigla no estado para sucedê-lo. O nome deve ser divulgado até o fim de março.

Os nomes dos concorrentes ainda podem mudar porque os partidos têm até 5 de agosto para escolher os candidatos e candidatas nas convenções. A seguir, a CNN traz a relação de possíveis postulantes ao governo da Paraíba e ao Senado.

Os pré-candidatos ao governo estadual

O PDT (Partido Democrático Trabalhista), que planeja formar vários palanques em apoio ao pré-candidato à Presidência Ciro Gomes, informou que o atual prefeito de Aracaju (SE), Edvaldo Nogueira, é o pré-candidato ao governo pelo partido.

Formado em medicina, Nogueira foi um dos fundadores do PCdoB em Sergipe. Em 1988, foi eleito vereador de Aracaju, e reeleito em 1992. Em 2000, foi eleito vice-prefeito na chapa de Marcelo Déda para a Prefeitura de Aracaju, e reeleito em 2004. Em 2006, quando Déda se afastou para concorrer ao governo do estado, Edvaldo assumiu a prefeitura.

Atual sigla do presidente da República, Jair Bolsonaro, o PL terá como pré-candidato o ex-prefeito de Itabaiana (SE) Valmir de Francisquinho. Ele é formado em direito e atua como empresário. Também foi vereador por cinco mandatos na cidade que comandou.

Já o PT (Partido dos Trabalhadores) deve apostar no nome do senador Rogério de Carvalho. Formado em medicina, ele começou a vida política no movimento estudantil, na Universidade Federal de Sergipe.

Entre 2001 e 2006, ocupou o cargo de secretário de Saúde de Aracaju e foi eleito deputado estadual em 2006. Em seguida, assumiu a Secretaria de Saúde de Sergipe, ocupando o cargo até se eleger deputado federal em 2010. Em 2021, ganhou destaque nacional por suas intervenções durante a CPI da Covid, no Senado.

O Democracia Cristã confirmou a pré-candidatura de Antônio Cláudio Neves, especialista em geriatria, gerontologia e filiado ao partido desde 2021. Ele deve disputar pela primeira vez a eleição para o governo do estado. Neves atuou como secretário municipal de Saúde de Itabaiana. Ele é também presidente da Associação dos Amigos dos Idosos do Brasil e diretor do Instituto de Atenção à Longevidade.

Os pré-candidatos ao Senado

Levantamento da CNN também aponta ao menos dois nomes que devem concorrer ao Senado.

Formado em administração de empresas, Laércio Oliveira (PP) está em seu terceiro mandato como deputado federal. Foi relator de duas leis: o Marco do Gás e a Regulamentação da Terceirização e é autor do projeto que visa estimular a produção doméstica de fertilizantes. Atualmente, é membro das comissões de Minas e Energia e Desenvolvimento Econômico. É também presidente da Federação do Comércio de Sergipe.

O DC (Democracia Cristã) também terá um pré-candidato para o Senado no estado: Airton Costa Santos (DC). Ele é graduado em ciências biológicas, foi ex-candidato a diretor nordeste da UNE (União Nacional dos Estudantes), ex-presidente da JPMDB, ex-tesoureiro do Sepuma – Sindicato dos Servidores Municipais de Aracaju, ex-candidato a governador em 2014.

Atualmente é representante comercial e presidente do Democracia Cristã em Sergipe. Ele agora tenta pela primeira vez uma vaga no Senado como representante do estado. Santos apoia o atual presidente do DC e pré-candidato à Presidência pelo partido, José Maria Eymael.

O MDB informou à CNN que não deve divulgar nomes de candidatos até o fim da janela partidária, no dia 1º de abril.

O primeiro turno das Eleições de 2022 está marcado para o dia 2 de outubro, primeiro domingo do mês. Se necessário, o segundo turno será realizado no dia 30 do mesmo mês.

Confira abaixo os senadores cujos mandatos terminam em 2023. As vagas deles no Senado estarão em jogo nas eleições deste ano

CNN realizará o primeiro debate presidencial de 2022. O confronto entre os candidatos será transmitido ao vivo em 6 de agosto pela TV e por nossas plataformas digitais.

Fonte: CNN Brasil