O possível encontro entre o presidente Lula e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenski, durante o G7 em Hiroshima, foi travado na discussão de horários. Os governos não chegaram nem ao ponto de discutir o local onde a reunião aconteceria ou o esquema de segurança.

Depois do convite feito pelos ucranianos no sábado (20), o governo brasileiro respondeu à proposta de encontro sugerindo algumas opções de agenda na tarde de domingo, pelo horário do Japão, mas um horário em comum não foi encontrado e a discussão não evoluiu.

Questões de segurança do governo ucraniano poderiam ter sido um empecilho, mas as conversas nem chegaram a esse ponto, pararam na incompatibilidade de agendas.

Na sala de espera ao lado de onde ocorrem os encontros bilaterais do presidente Lula, bandeiras da Ucrânia e do Brasil foram sobrepostas no início da tarde.

Antes do encontro com o primeiro-ministro do Vietnã, jornalistas foram convidados a subir ao andar onde as reuniões bilaterais aconteciam e assessores sinalizaram que um outro encontro importante poderia acontecer.

Questionado por que as bandeiras estavam posicionadas à vista dos jornalistas que subiram à sala de espera do hotel para fazer imagens, se a discussão não chegou nem ao ponto do local, o governo disse que estava se preparando para o possível encontro.

Fonte: CNN Brasil