Agências de inteligência e segurança nacional do governo dos Estados Unidos se reuniram na sexta-feira (11) para discutir como o governo de Joe Biden pode responder aos ataques cibernéticos da Rússia à luz da crise na Ucrânia. As informações da CNN Internacional são de três autoridades americanas familiarizadas com a reunião.

A reunião – que convocou funcionários da Casa Branca, agências de inteligência, Departamento de Segurança Interna e outras agências por videoconferência – ressalta como o governo Biden vê o ciberespaço como uma frente importante nas tensões sobre a ameaça da Rússia de invadir novamente a Ucrânia.

O foco da reunião foi como as agências dos Estados Unidos podem trabalhar com empresas em setores importantes da economia para responder a possíveis incidentes de hackers, sejam de operações criminosas ou atores estatais, disseram as três autoridades.

Uma questão levantada foi a possibilidade de um aumento nos ataques de ransomware a empresas americanas por gangues criminosas de língua russa, disseram dois funcionários. Outro ponto de discussão foi como os Estados Unidos podem fornecer assistência de segurança cibernética para a Ucrânia, cujo governo enfrentou uma série de ataques cibernéticos em meados de janeiro, disseram duas autoridades americanas.

Há uma “ameaça específica” à infraestrutura ucraniana no momento, mas não à infraestrutura dos Estados Unidos, disse um funcionário à CNN. O objetivo é estar pronto se isso mudar, e que as autoridades federais possam responder com as empresas afetadas caso ocorram grandes ataques.

A reunião interagências ocorre quando as autoridades dos Estados Unidos pediram às empresas que estejam em alerta máximo para ameaças de hackers da Rússia. O FBI também pesquisa empresas em busca de sinais de comprometimento.

Os ataques de ransomware de hackers de língua russa prejudicaram as empresas de infraestrutura cruciais dos Estados Unidos no ano passado, incluindo um incidente que forçou o principal transportador de combustível do país, Colonial Pipeline, a fechar por dias.

A Rússia tem relutado historicamente em reprimir os cibercriminosos que operam em seu território – desde que os hackers deixem as organizações russas em paz.

Mas nas últimas semanas – como a Rússia reuniu mais de 100 mil soldados na fronteira com a Ucrânia – as autoridades russas também tomaram a rara medida de prender cibercriminosos de alto perfil.

Funcionários da Casa Branca dizem acreditar que a agência de inteligência doméstica da Rússia prendeu em janeiro a pessoa responsável pelo ataque cibernético ao ataque Colonial Pipeline.
Uma autoridade do governo negou anteriormente qualquer conexão entre as tensões sobre a Ucrânia e as prisões do FSB.

Mas Dmitri Alperovitch, especialista em segurança cibernética que é presidente da organização sem fins lucrativos Silverado Policy Accelerator, vê o movimento russo como “diplomacia de ransomware”. Foi um sinal, ele disse anteriormente à CNN, do Kremlin de que, se os Estados Unidos retaliarem com duras sanções sobre a agressão russa na Ucrânia, qualquer semelhança de cooperação EUA-Rússia em crimes cibernéticos poderia desaparecer.

Um porta-voz do Conselho de Segurança Nacional não respondeu de imediato a um pedido de comentário.

“Embora não haja atualmente nenhuma ameaça credível específica à pátria dos EUA, estamos conscientes do potencial da Rússia de considerar escalar suas ações desestabilizadoras de maneiras que possam afetar outros fora da Ucrânia”, disse uma autoridade do governo à CNN.

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Fonte: CNN Brasil