Hoje (16) é celebrado o feriado Corpus Christi. Por isso, diversos serviços permanecerão fechados ou funcionarão com horário diferenciado no Rio de Janeiro. A prefeitura da capital e o governo estadual decretaram ponto facultativo amanhã. Com isto, determinados serviços públicos terão horários diferenciados nesta sexta-feira.  

Durante o feriado prolongado, os aeroportos da capital estimam uma movimentação de 263 mil passageiros até domingo. Já a Rodoviária do Rio, principal terminal rodoviário carioca, deve receber 207 mil viajantes no mesmo período.

Saúde e Vacinação contra covid-19

A vacinação está suspensa hoje. Na sexta-feira e no sábado, a vacina poderá ser tomada entre as 8h e 12h. Amanhã, apenas nos centros municipais de saúde e clínicas da família, que funcionarão exclusivamente para vacinação e testagem de covid-19. No sábado, os demais pontos de vacinação também estarão abertos. 

As unidades 24 horas da rede municipal de saúde – Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), hospitais, centros de Emergência Regional (CERs) e centros de Atenção Psicossocial tipo III – vão funcionar ininterruptamente durante o feriado prolongado. 

Transporte

Metrô

Durante o dia de hoje, o MetrôRio funciona com a grade de feriados, entre as 7h e as 23h. A transferência entre as linhas 1 e 2 será feita na estação Estácio. O Metrô na Superfície opera das 7h às 22h30. Na sexta-feira, o serviço vai circular normalmente, com grade de dia útil, das 5h à meia noite. 

No final de semana, a operação acontece nos horários regulares de sábado e de domingo. Participantes da Maratona do Rio, que acontece neste final de semana na cidade,  poderão viajar gratuitamente nos dias de prova, desde que estejam com o uniforme de corrida oficial. 

Trens
Hoje, os trens da SuperVia funcionam com grade de feriado. Na sexta-feira, a grade obedecerá à programação regular de dias úteis. No sábado e domingo, seguirá a grade regular de final de semana. 

Barcas

As barcas operam com grade de domingos e feriados hoje e amanhã, bo trajeto Rio-Niterói (Praça Arariboia). As travessias acontecem a cada 60 minutos, das 5h30 às 23h30 no sentido Niterói-Rio, e das 6h às 23h no trajeto Rio-Niterói. Nesses dois dias, não haverá operação nas linhas Charitas e Cocotá, na Ilha do Governador.

As linhas de Paquetá funcionarão, hoje, com grade de fins de semana e feriado. Amanhã, as linhas serão operadas com grade de dias úteis. 

Bancos 

As agências bancárias estarão fechadas hoje. As áreas de autoatendimento, canais digitais (internet e mobile banking) e atendimento remoto pelo computador e call centers ficarão disponíveis durante o feriado. Na sexta-feira, as agências voltam a funcionar normalmente. Contas de consumo – como água, energia e telefone, por exemplo – com vencimento hoje poderão ser pagas, sem acréscimos, amanhã. 

Justiça

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) e a Justiça Federal no estado não terão expediente hoje e amanhã. Os prazos processuais estarão suspensos durante estes dias. 

Comércio

Os shoppings da cidade mudam a sua rotina apenas no dia de hoje, com lojas e quiosques recebendo clientes em horário reduzido, a partir da tarde. As praças de alimentação abrem, na maioria dos estabelecimentos, ao meio-dia.

Fonte: Agência Brasil