Com a crise das chuvas pelo Brasil, o risco de deslizamento se torna uma das principais inseguranças para moradores de regiões urbanas. O superintendente da Defesa Civil do Rio de Janeiro, Lauro Botto Maia, dá indicações de como agir diante de temporais em regiões de risco.

Para essas localidades, geralmente, a Defesa Civil tem um sistema de aviso. “No momento em que ouvir alarmes sonoros das sirenes, saiam de suas casas”, disse.

Ele contou que, no Rio de Janeiro, o órgão faz treinamentos com a população para momentos como esse, para facilitar a evacuação da população de áreas de risco diante de temporais. Com a chuva persistente desde quinta-feira (5), os riscos de deslizamento na cidade aumentam, apesar da força reduzida das precipitações em comparação com outras regiões do país.

“A gente trabalha sempre com o pior cenário possível, infelizmente”, disse o membro da Defesa Civil, mas alertou que a situação das chuvas na cidade não foram graves. Ainda assim, sempre há riscos, principalmente por causa da ocupação irregular em algumas áreas, e por conta da características geográficas da cidade.

A Defesa Civil do Rio e de outras cidades também colocam à disposição um número de telefone para receber alertas de temporais e demais riscos relacionados à previsão do tempo.

“Fiquem atentos aos alertas da defesa civil”, disse o superintendente. No Rio de Janeiro, “o número 40199 é utilizado para que o cidadão comum envia o seu SMS com seu CEP para receber alertas”, completou.

Por parte do poder público, a iniciativa primeira deve ser o mapeamento de áreas de risco para agir com assertividade. “A gente tem todas essas áreas mapeadas”, disse Maia.

Esse mapeamento serve para realizar iniciativas prévias que evitem a instalação de famílias em regiões de perigo ou que treinem pessoas para que ajam rápido diante de uma situação de risco. “A gente procura fazer o trabalho fora do período chuvoso. Por isso, não temos esse tipo de tragédia a anos no Rio de Janeiro”, diz.

No caso de a residência apresentar sinais de que pode estar cedendo sobre a força de deslizamentos e enchentes, ele recomendou que o imóvel seja abandonado “imediatamente”.

“Sob qualquer sinal de rachadura, ouviu o trincar da alvenaria da casa, abandone imediatamente a residência, e procure um dos pontos de apoio. Se não houver ponto de apoio, procure um lugar seguro”, alertou.

Fonte: CNN Brasil