A França encara a Argentina neste domingo (18), ao meio-dia, pela final da Copa do Mundo 2022. Porém, horas antes da partida decisiva, um estranho vírus preocupa a seleção europeia.

Trata-se da Síndrome Respiratória do Oriente Médio (Mers, na sigla em inglês), que também é conhecida como gripe do camelo. Cinco jogadores franceses teriam apresentado sintomas da doença.

Na última quarta-feira (14), quando a França bateu o Marrocos por 2 a 0 na semifinal, os jogadores Adrien Rabiot, Dayot Upamecano e Kingsley Coman não jogaram por terem apresentado “quadros febris e sintomas de gripe”, segundo a equipe médica da seleção.

Na manhã de sexta-feira (16), foi informado que outros dois atletas franceses, Raphaël Varane e Ibrahima Konaté, também acordaram com sintomas gripais. Segundo alguns veículos de imprensa, Konaté ficou fora dos treinos do dia por causa do mal-estar.

O temor na seleção da França é de que os jogadores estejam com Mers –ou gripe do camelo. Porém, até o momento, não foi descartado que eles estejam com Covid-19 ou outra infecção respiratória.

O que é o vírus do camelo

A Síndrome Respiratória do Oriente Médio é uma doença respiratória provocada por um tipo do coronavírus, o MERS-CoV, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). O vírus foi detectado pela primeira vez em 2012, na Arábia Saudita.

O MERS-CoV é um vírus transmitido dos animais para as pessoas e foi detectado em dromedários que foram associados a infecções em humanos em vários países do Oriente Médio, África e sul da Ásia.

Os sintomas típicos desta doença incluem febre, tosse, desconforto respiratório, sintomas gastrointestinais, como diarreia e, em alguns casos, pneumonia.

Aproximadamente 35% dos casos de pacientes com Mers notificados à OMS morreram, segundo relatado pela instituição.

Este conteúdo foi criado originalmente em espanhol.

versão original

Fonte: CNN Brasil