A CNN identificou o que parece ser a casa em Cabul, no Afeganistão, atingida por um ataque de míssil Hellfire que matou o líder da Al Qaeda, Ayman al-Zawahiri, enquanto ele estava na varanda.

O reconhecimento foi feito geolocalizando e verificando a autenticidade de três fotos que circulam nas redes sociais desde domingo, além de utilizar imagens de satélite de arquivo de alta resolução.

O ataque, que ocorreu às 22h48 (horário de Brasília) no sábado (30) e nas primeiras horas da manhã de domingo (31) em Cabul, foi autorizado pelo presidente dos EUA, Joe Biden, após semanas de reuniões com seu gabinete e principais conselheiros.

A ofensiva derrubou o líder da Al Qaeda, de 71 anos, que já atuou como médico pessoal de Osama bin Laden e que chegou ao topo da organização terrorista depois que as forças dos EUA mataram Bin Laden em 2011.

A CNN entrou em contato com o Conselho de Segurança Nacional para comentar sobre a identificação da casa, mas não recebeu uma resposta imediata.

A casa, localizada no bairro de Sherpur, na capital afegã, é cercada por várias outras casas e prédios ao norte, sul e oeste. Diretamente a leste da casa fica a escola Omaid High School.

Pouco menos de 300 metros a sudeste da casa fica a embaixada do Reino Unido em Cabul. De acordo com o Ministério das Relações Exteriores britânico, todos os funcionários diplomáticos e consulares estão “temporariamente retirados” do país.

A casa fica em uma área chamada Zona Verde, onde morava a maioria dos antigos funcionários do governo afegão.

Zawahiri estava abrigado no centro de Cabul para se reunir com sua família, disse Biden em seu discurso na noite de segunda-feira (1º) anunciando o ataque, e foi morto no que um alto funcionário do governo descreveu como “um ataque aéreo sob medida preciso” usando dois mísseis Hellfire.

Antes de dar a ordem para matar o líder terrorista, Biden queria entender intimamente a vizinhança em que estava escondido.

Entre os preparativos estava um modelo em pequena escala do esconderijo de Zawahiri, construído por oficiais de inteligência e colocado dentro da Sala de Situação da Casa Branca para Biden examinar enquanto debatia suas opções.

A área de Sherpur, em Cabul, era uma antiga base militar, mas durante os anos de conflito civil e a era do Talibã na década de 1990 quase não foi utilizada.

Em 2003, o Ministério da Defesa afegão o abandonou e o governo o dividiu em mais de 50 lotes, entregando-os a pessoas poderosas, incluindo ministros do governo e outros altos funcionários, além de senhores da guerra e traficantes. Suas casas logo ganharam o apelido de “palácios da papoula”.

Após a queda do governo de Ashraf Ghani em agosto de 2021, a maioria dos proprietários de casas em Sherpur fugiu do país e suas casas foram confiscadas pelo Talibã.

Não está claro quem é o dono da casa onde Zawahiri foi morto ou se é uma dessas casas confiscadas.

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Fonte: CNN Brasil