O Ministério da Saúde disponibilizou o Certificado Nacional de Vacinação contra a Covid-19 como documento de validade em todo o país. O documento pode ser acessado pelo aplicativo Conecte SUS Cidadão. Além de visualizar o certificado, é possível salvar e imprimir o documento.

De acordo com a pasta, os registros de vacinação são inseridos nos sistemas de informação ligados à Rede Nacional de Dados em Saúde. Assim, os dados são apresentados de forma automática no Conecte SUS, pela Carteira de Vacinação Digital.

O certificado poderá ser emitido somente após a conclusão do ciclo vacinal. Basta acessar o serviço “vacina” do aplicativo ou na versão web do Conecte SUS Cidadão. Confira o passo a passo:

  • Complete o esquema vacinal em um centro de imunização ou uma unidade básica de saúde (UBS)
  • Acompanhe pelo Conecte SUS se o registro da vacina foi inserido no sistema de informação (cerca de 10 dias após a data da vacinação)
  • Emissão do certificado: no Conecte SUS Cidadão, busque o ícone “vacina”, confira as doses administradas, abra o detalhamento das doses e clique no botão emissão do certificado

De acordo com o Ministério da Saúde, o documento só será habilitado após a finalização do esquema vacinal. Confira o passo a passo para baixar o aplicativo no celular aqui.

Veja abaixo a vacinação contra a Covid-19 no Brasil e no mundo

Fonte: CNN Brasil